Geral

HE do Agreste tem programação especial sobre Janeiro Branco

04/01/2022
HE do Agreste tem programação especial sobre Janeiro Branco

Mônica Leal explica que as palestras nas enfermarias servem também para estimular a participação das pessoas que estão no hospital e têm alguma dúvida sobre saúde mental

O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, por meio do projeto Preparando a Volta Para Casa, realiza, a partir desta terça-feira (04), rodadas de palestras dentro da programação do Janeiro Branco, que faz a conscientização a respeito da Saúde Mental. As atividades estão previstas para acontecer nas enfermarias da Ala de Traumas e terão a participação de profissionais da psicologia, educação física e setor jurídico.

A ação começa com o tema “Saúde Mental”, com a palestra da psicóloga e coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial da Secretaria de Saúde de Arapiraca, Cledja Almeida. Logo em seguida, será feito uma atividade com o professor de Educação Física, José Rodrigues Gomes.

No próximo dia 18 de janeiro, o tema da discussão será “Envelhecimento, Depressão e Suicídio na Terceira Idade”. A atividade terá a palestra com Maria do Carmo Nobre, psicóloga e advogada que integra o quadro da Fundação Antônio Jorge. A defensora pública Bruna Cavalcante Paes de Lima também vai proferir palestra nas enfermarias do HE do Agreste.

“É importante discutir o tema Saúde Mental e todas as variações para esclarecer dúvidas que muitas vezes não são trazidas à tona pelos pacientes. Nestas palestras eles podem participar comentando sobre histórias que tenham passado, opinando, debatendo, entendendo os mecanismos do tema. Aliás, não apenas os pacientes, mas os acompanhantes e também os profissionais da saúde”, disse a psicóloga Mônica Leal, coordenadora do projeto responsável pela programação.

A atividade tem o apoio da gerência-geral do Hospital de Emergência do Agreste. “A primeira ação do ano no hospital é através do projeto Preparando a Volta para Casa, que faz um trabalho excelente de apoio e atendimento multiprofissional a pacientes e familiares de pacientes que sofreram graves sequelas de traumas. É esta abertura para as palestras nas enfermarias é de suma importância para abordar temas que nem sempre são recorrentes no ambiente familiar”, ressaltou Bárbara Albuquerque, gerente-geral do HE do Agreste.

A primeira atividade de 2022 no HE do Agreste é o Janeiro Branco sobre Saúde Mental