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Sebrae e Sedetur apresentam identidade visual das Instâncias de Governança do Turismo em Alagoas

22/12/2021
Sebrae e Sedetur apresentam identidade visual das Instâncias de Governança do Turismo em Alagoas

O Sebrae Alagoas e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de Alagoas (Sedetur/AL) apresentaram na manhã desta terça-feira (21), no auditório da secretaria, a identidade visual das Instâncias de Governança de Turismo das regiões Agreste, Caatinga, Cânions do São Francisco, Quilombos, Grande Maceió, Lagoas, Mares e Rios do Sul. A ação busca fortalecer e divulgar ainda mais os destinos turísticos do estado, reforçando a cultura e identidade de cada um desses locais.

A identidade visual foi apresentada em vários produtos estampados com a logomarca de cada uma das instâncias, trabalho que conta com elementos iconográficos que representam características marcantes das regiões turísticas de Alagoas. Os kits entregues aos representantes de cada região foram compostos por camisetas, bolsas, cadernetas, agendas, pendrives e squeezes personalizados que serão distribuídos em ações promocionais.

Além disso, a identidade visual já foi aplicada em um avião da companhia aérea Azul. A aeronave irá passar por pelo menos 50 aeroportos em todo o Brasil mostrando um pouco da identidade da cultura alagoana. Durante o evento, também foi lançado o site www.alagoastefazfeliz.com.br, com informações sobre os principais destinos do estado.

O diretor técnico do Sebrae Alagoas, Vinícius Lages, destaca o trabalho feito pelo Sebrae para a constituição e estruturação do planejamento estratégico das instâncias para auxiliar as regiões turísticas a avançarem através do posicionamento digital, fortalecimento das lideranças, projetos estruturantes, iniciativas e parcerias para a atração de investimentos.

“São instâncias importantes que dão conta da principal oferta turística do estado. Em Maceió, por exemplo, em parceria com a prefeitura, fizemos o planejamento estratégico e estamos fazendo um trabalho de posicionamento de Maceió como um destino criativo, pleiteando a chancela da UNESCO como cidade criativa da gastronomia. O turismo é uma oferta coletiva, envolvendo uma cadeia, por isso, é importante que todos estejam juntos nesse processo de qualificação, seja em parceria com as prefeituras, governo do estado e com o trade turístico”, pontua Lages.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas, Marcius Beltrão, lembrou algumas ações feitas pelo Governo do Estado em áreas como a segurança pública, saúde e infraestrutura, principalmente com a construção e duplicação de estradas nos principais destinos turísticos locais, fatores que melhoram a qualidade de vida do cidadão e, consequentemente dos visitantes. Ele também ressaltou a relevância da parceria com o Sebrae.

“Nesse contexto todo, o Sebrae tem um papel fundamental, seja no planejamento estratégico, suporte ou na construção de um plano diretor ou ajudando os nossos artesãos em áreas como design e mercado em todos os lugares de Alagoas e assim continua sendo com as instâncias de governança que têm papel crucial para que a continuidade do planejamento se consolide de forma definitiva. Estamos nos organizando e fazendo a diferença em toda a cadeia, o que coloca Alagoas como o principal destino do Brasil”, ressalta Marcius Beltrão.

A presidente da Instância do Agreste, Cléa Mascarenhas, destaca a importância das ações do Sebrae e Sedetur na formalização e organização da instância, bem como suas impressões em relação ao lançamento da identidade visual.

“Para criar essa identidade, nós fomos ouvidos para saber quais ícones representavam mais a nossa região. Agora, iremos poder padronizar e divulgar os destinos com esse material que estamos recebendo hoje. Esse é o primeiro passo para levar nossa instância para o Brasil e para o mundo. É um trabalho brilhante que conseguiu representar todos os municípios da instância em uma só logomarca”, afima Cléa.

De acordo com a senadora Renilde Bulhões, o fortalecimento das instâncias ajuda a divulgar destinos locais que ainda estão se desenvolvendo, como é o caso de Santana do Ipanema. “Somos muitos gratos ao Sebrae por essas ações que nos ajudou a construir tudo isso. Agora que o trabalho começa. Ficamos muito felizes. Eu sempre quis desenvolver o turismo de Santana do Ipanema. Sempre sonhava e imaginava. Buscando parcerias, principalmente com municípios vizinhos, nós estamos começando. Temos que nos unir para ter um turismo cada vez mais forte como o de Maceió e de outros municípios que tiveram a capacidade de avançar. É muito bom ver a nossa marca ultrapassar o estado e chegar em outros lugares do Brasil assim como a de Maceió. É um dia de muita alegria e emoção para mim”, conclui.