Geral

Retrospectiva MVV 2021: do basculamento de 1º minério até o embarque via Porto de Maceió

30/12/2021
Retrospectiva MVV 2021: do basculamento de 1º minério até o embarque via Porto de Maceió

O ano de 2021 ficará marcado para sempre nos empregados(as) e prestadores de serviço da Mineração Vale Verde (MVV): a empresa venceu todos os desafios travados em mais este ano desafiador.

Em meio às incertezas quanto ao contexto pandêmico – que ainda estamos inseridos –, o #TimeMVV deu exemplo de coragem, foco, responsabilidade e inteligência emocional, sendo todos e todas responsáveis pelo êxito obtido até aqui.

Sem dúvidas, 2021 nos ensinou novamente como andar em meio ao mundo: sem pressa, mas sem perder tempo, sendo cada passo importante para o progresso.

Como prova disso, diversas conquistas ao longo dos meses foram alcançadas, sempre com resiliência ativa e um olhar especial para os empregados(as) e prestadores de serviço da MVV, suas famílias e moradores da área de influência direta do empreendimento.

As obras do Projeto Serrote — agora “Mina Serrote”— foram entregues antes do previsto e abaixo do orçamento planejado, com o ramp-up sendo iniciado para o beneficiamento do concentrado de cobre.

A MVV tem mostrado que é possível fazer uma mineração robusta e inteligente, parceira da natureza. Afinal, o “metal verde” de Craíbas ajudará na descarbonização do mundo em que vivemos.

E vivemos um momento de reavaliações, reflexões, redescobrimentos. É tempo de olhar para trás e ver tudo o que foi feito.

Além do avanço com os projetos sociais da MVV (Empreendedorismo Feminino, Avicultura, Programa STEM, Guardiões da Caatinga), envolvendo moradores de Craíbas e Arapiraca, também demos passos importantes para a consolidação da nossa empresa no Agreste alagoano, com a conquista de diversos marcos.

Por isso, separamos algumas realizações da nossa empresa no ano de 2021. Confira:

JANEIRO

BASCULAMENTO DE PRIMEIRO MINÉRIO

Esse marco colocou um ponto inicial no processo de testes com carga na MVV, com o basculamento de minério na praça de Britagem Primária da Mina Serrote, a primeira meta de 2021 alcançada.

ENTREGA DE CERTIFICADO A APRENDIZES OPERACIONAIS

Em evento carregado de emoção, no teatro do Sesc Arapiraca, ocorreu a entrega dos certificados da etapa teórica do Programa Aprendiz Operacional, idealizado pela nossa empresa com parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Alagoas (Senai/AL). Ao todo, 50 jovens de Craíbas e Arapiraca fizeram o curso e 41 foram contratados como efetivos(as), tornando-se “Operadores de Planta”.

CERCA ARBÓREA

Ainda em janeiro, a implantação da nossa cerca arbórea começou a ser realizada na MVV. Essa atividade já foi concluída, tendo a cerca arbórea o total de 15 km, contando com 30 mil mudas de sabiá, angico e cactos – mandacaru e rabo de raposa. Muito mais do que uma vegetação, a cerca arbórea é uma estrutura de controle ambiental e que forma barreiras de isolamento para garantir a preservação paisagística, preservando, ainda, o bioma Caatinga e fazendo a sua revegetação no local.

FEVEREIRO

GPTW

A MVV, através do Grupo Appian Brazil, ganhou o selo Great Place to Work (GPTW), como “excelente local para se trabalhar”, a partir de uma Pesquisa de Clima Organizacional, seguindo os padrões do selo GPTW.

MARÇO

PAULO CASTELLARI PREMIADO

O CEO Paulo Castellari recebeu o “Prêmio Personalidades do Ano do Setor Mineral”, da Revista Brasil Mineral, na categoria “Metais Não Ferrosos”.

DEU NA IN THE MINE

A edição nº 89 da Revista In The Mine trouxe em sua capa uma matéria especial sobre Open Pit, tendo a MVV como destaque.

DESTAQUE NO SENAI NACIONAL

Tony Lima, gerente geral de Operação da MVV, recebeu lugar na campanha #EfeitoSENAI nas redes sociais do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), falando sobre empregos gerados e a capacitação da mão de obra local.

ABRIL

COMITÊ DE DIVERSIDADE “RODA COM ELAS”

Foi criado o comitê de diversidade “Roda com Elas”, grupo de mulheres da empresa que promove um diálogo aberto para a construção de uma mineração cada vez mais plural e inclusiva.

MAIO

CURSO PARA JORNALISTAS DO AGRESTE ALAGOANO

Em parceria inédita no Estado de Alagoas, a MVV proporcionou para comunicadores sociais da nossa região, dentre estes jornalistas, radialistas e influenciadores digitais, uma reciclagem de seus conhecimentos junto à Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), com o curso “Novas Tendências do Jornalismo”.

JUNHO

CONCLUSÃO DAS OBRAS DO PROJETO SERROTE

16 de junho de 2021. Este dia ficou marcado para sempre na nossa memória. Foi a Cerimônia de Conclusão das Obras do Projeto Serrote, com presença de diversas autoridades.

LO DA MINA SERROTE

A Licença de Operação (LO) da mina e da planta de beneficiamento da MVV foi obtida, para a devida extração de cobre em Craíbas. A concessão foi realizada pelo IMA/AL.

JULHO

100 MIL MUDAS

O nosso Centro de Educação Ambiental atingiu a marca de 100 mil mudas nativas plantadas desde sua inauguração, em 2013. No local, há três viveiros para estudo e revegetação.

CAPA DE REVISTA

A edição nº 410 da Revista Brasil Mineral destacou na capa a MVV como uma “mina sustentável”, mostrando um dos nossos empregados no Centro de Educação Ambiental.

AGOSTO

INDÚSTRIA DO CONHECIMENTO

No segundo semestre de 2021, houve a assinatura de termo de intenções entre MVV, Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA) e Prefeitura de Craíbas para a construção desse espaço inovador, que contará com consultoria para a qualificação dos profissionais da Educação de Craíbas e oferta de cursos voltados para o empreendedorismo.

SETEMBRO

1º CARREGAMENTO

Início de transporte do concentrado de cobre ao Porto de Maceió. Por dia, estão indo para os galpões do Jaraguá 5 caminhões com 30 toneladas cada.

REVISTA MINÉRIO & MINERALES

Troféu no 23º Prêmio de Excelência da Indústria Minero-Brasileira com artigo “Validação e otimização de parâmetros operacionais das DFR’s, reatores de flotação utilizados para minério de cobre ultrafino”. É o segundo ano consecutivo que a MVV leva o Prêmio de Excelência.

PRÊMIO ENAEX BRASIL

Em mais uma premiação nacional, ganhamos duas categorias do Prêmio Enaex Brasil – Melhor Desmonte 2020, nas categorias “Inovação” e “Mineração a Céu Aberto de Pequeno Porte”.

INAUGURAÇÃO DO CMD

A Central de Materiais Descartados (CMD) foi inaugurada para garantir a gestão dos resíduos gerados no nosso empreendimento seguindo todas as premissas legais, as práticas de “4Rs” (Repensar, Reduzir, Reusar e Reciclar) e os valores da MVV.

OUTUBRO

MUDANÇA DE GRUPO ACIONÁRIO

A Appian Capital Brazil assinou acordo com a multinacional sul-africana Sibanye-Stillwater e a Mina Serrote mudou de controle acionário. A empresa é uma das que mais crescem no mercado de “metais verdes”.

PRÊMIO “CRESCIMENTO”

Mais um troféu pela Revista Brasil Mineral. O Grupo Appian Brazil recebeu o prêmio “As Empresas do Ano do Setor Mineral 2021”, na categoria “Crescimento”, devido, sobretudo, à inauguração da Mina Serrote, em Craíbas.

NOVEMBRO

PRIMEIRO EMBARQUE DA NOSSA HISTÓRIA

Mais um marco atingido no dia 27 de novembro de 2021. A MVV realizou, nesta data, o 1º embarque de concentrado de cobre a partir do Porto de Maceió.

DEZEMBRO

100% IMUNIZADOS

Todos os nossos empregados(as) e prestadores de serviços tomaram as 2 doses da vacina contra a COVID-19.