Geral

Prefeito JHC lança Renasce Salgadinho, o maior programa de transformação ambiental de Maceió

03/12/2021
Prefeito JHC lança Renasce Salgadinho, o maior programa de transformação ambiental de Maceió

Um marco histórico para Maceió e o pontapé inicial para o resgate daquele que já foi símbolo da capital alagoana foi dado nesta sexta-feira (3) pelo prefeito de Maceió, JHC, ao lançar o programa Renasce Salgadinho. O Riacho Salgadinho, que já foi cercado de banhistas, pescadores e que teve suas características mudadas devido à urbanização da capital, finalmente será desassoreado e terá toda sua área reurbanizada.

“Essa é uma obra que mostra que até nos 206 anos, Maceió pode renascer, e renasce da melhor maneira. O Riacho Salgadinho pertence a todos maceioenses e alagoanos, é o resgate e recuperação do nosso meio ambiente, que não pode ser deixado para trás. Será um projeto muito bonito que em pouco mais de dois anos entregaremos para Maceió. Vamos investir com muita coragem para arcar com toda a responsabilidade que vai melhorar a vida de 300 mil habitantes, e essa é uma obra que marcará para sempre a história de Maceió”, disse.

Prefeito JHC discursa sobre os investimentos na área ambiental e autoriza o início do programa Renasce Salgadinho. Fotos: Edvan Ferreira / Secom Maceió

A obra está orçada em R$ 76,4 milhões, o maior até aqui na recuperação do riacho que percorre 17 bairros e deságua na praia da Avenida Assis Chateaubriand, no Centro da capital. O programa faz parte do Maceió tem Pressa, e contará com pelo menos 20 intervenções, entre requalificação ambiental, melhorias no sistema de drenagem, recomposição do Salgadinho, e outros.

Nova realidade – A recuperação do Salgadinho é um sonho antigo dos maceioenses que moram na região e também daqueles que circulam diariamente pelo local e são obrigados a conviver com o mau-cheiro exalado pelos esgotos despejados no riacho. É por isso, que para dar uma nova cara, o Município fará a implantação de jardins filtrantes, que é uma tecnologia de baixo custo e de fácil manutenção para o tratamento de esgoto.

O coordenador executivo da Unidade Gestora do Programa, Marcelo Maia, explicou que as obras do Renasce Salgadinho serão feitas a médio e longo prazo e como será o processo.

Lançamento do Programa Renasce Salgadinho. Fotos: Edvan Ferreira / Secom Maceió

“Essa é a obra mais importante da história de Maceió, e vai marcar a vida do maceioense e da gestão e é a maior obra de saneamento já vista na nossa capital. Iremos construir cinco estações elevatórias ao longo dos riachos que vão levar os efluentes para o emissário submarino, que serão tratados e devolvidos ao mar como deveria ser feito há muito tempo. Faremos também oito barreiras de contenção para evitar que os resíduos sólidos cheguem ao mar, entre outras intervenções que mudaram de fato a história do riacho Salgadinho”, explicou o coordenador.

Também está prevista a criação de travessias, zonas de convívio, com calçadas requalificadas, acessíveis e bem iluminadas, além da pavimentação asfáltica adequada das pistas. As obras contemplarão, além do Salgadinho, a requalificação ambiental dos riachos do Reginaldo, Pau d’Arco, do Sapo, Gulandi e Águas Férreas.

“Compromisso com a cidade” – O senador Rodrigo Cunha afirmou que os problemas do Riacho Salgadinho afetam toda a população, e o meio ambiente.

“A gente se colocou no lugar das pessoas, temos um grupo gestor totalmente competente e é por isso que estamos aqui. E esse sentimento otimista é o que estamos sentindo hoje, porque está dando certo, temos compromisso com quem nos colocou onde nós estamos e vamos fazer com que o sentimento de ser alagoano, seja fortalecido”, disse.

Deputado estadual – Davi Maia

Senador – Rodrigo Cunha

Deputado federal – Pedro Vilela.

Deputados estadual, Davi Maia, federal, Pedro Vilela e o senador Rodrigo Cunha, destacaram a coragem da gestão do prefeito JHC em colocar em prática iniciativas ambientais para contribuir diretamente com o bem-estar da população e fortalecer a imagem da capital. Fotos: Edvan Ferreira / Secom Maceió

O deputado federal Pedro Vilela disse que em breve o município virará a página da atual realidade do Salgadinho.

“Que felicidade e que bom que um projeto como esse está nascendo sob a responsabilidade da Prefeitura de Maceió, e tenho total confiança na equipe e sei do compromisso com a cidade e esse projeto vai dar muitos frutos para a cidade e vamos ver uma nova realidade”, disse.

Lançamento do Programa Renasce Salgadinho. Fotos: Edvan Ferreira / Secom Maceió