Geral

Piranhas vai sediar evento para impulsionar o turismo na região dos cânions do São Francisco

01/12/2021
Piranhas vai sediar evento para impulsionar o turismo na região dos cânions do São Francisco

Profissionais e operadoras de turismo da região Nordeste vão se reunir em Piranhas, no alto sertão de Alagoas, nos dias 14, 15 e 16 de dezembro para participarem do evento Viva os Cânions, quando também será lançado oficialmente o site Cânions do Velho Chico – a página pode ser acessada em canionsdovelhochico.com.br. A abertura será no Centro Histórico do município, a partir das 18h, no próximo dia 14.

O evento é uma iniciativa do Sebrae Alagoas e demais parceiros e faz parte de uma série de ações que a instituição tem executado no alto sertão alagoano para fomentar o turismo na região, principalmente no atual momento de pandemia.

“O Viva os Cânions é um evento macro, mas dentro dele, na sua programação, há várias outras propostas, como a realização de workshops com palestras para o trade turístico, a venda de artesanato da região e da produção associada ao turismo. Aí entram a geleia, mel, cocada, tudo feito pelo Programa Alagoas Maior”, revela o gerente-adjunto da Agência de Atendimento Integrada do Sebrae em Delmiro Gouveia, Vitor Pereira.

“Teremos o artesanato produzido em sete cidades da região: Belo Monte, Pão de Açúcar, Piranhas, Olho D’água do Casado, Delmiro Gouveia, Pariconha e Água Branca”, completa.

Também são esperados representantes de agências de turismo dos estados da Bahia, Pernambuco, Sergipe, Paraíba e Rio Grande do Norte, além do mercado interno de Alagoas, para que eles possam vivenciar a região dos cânions e conhecerem oportunidades para a comercialização de pacotes de viagem durante o próximo ano.

“A gente vai montar toda a estrutura no centro histórico de Piranhas, onde vai ter o espaço dos estandes, o palco para as atrações musicais, a orquestra filarmônica, apresentação de grupos de xaxado, comercialização de cerveja artesanal. Um clima intimista de confraternização e reconhecimento também com o trade turístico. Foram convidados 22 empreendimentos que fazem parte do trade turístico Cânions do Velho Chico”, conta Vitor Pereira.

“A gente também vai fazer o lançamento do portal com os vários parceiros envolvidos, como a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado, a Secretaria de Cultura do Estado, a Prefeitura de Piranhas, a Masterop, que é a maior operadora de turismo do Nordeste, e o Sebrae Alagoas como executor”, completa ele. O endereço do site é www.canionsdovelhochico.com.br.

Retomada econômica

No alto sertão alagoano, a retomada econômica começou a dar fôlego ao setor turístico ainda em setembro passado, à medida que a campanha de vacinação avançou. Alguns empreendimentos na região já registram taxa de ocupação de 100% aos finais de semana, com reservas que se estendem até o feriado de Carnaval em 2022.

O Sebrae Alagoas tem executado uma série de ações na região para ajudar os empreendedores locais nessa fase transitória de reabertura da economia. Já foram mais de 7 mil horas de consultorias realizadas pela Agência de Atendimento Integrada da instituição em Delmiro Gouveia, atendendo às necessidades dos pequenos negócios da região.

Além disso, outras iniciativas merecem destaque, como a Câmara Temática de Inovação e a articulação para as duas novas Estâncias de Governança na região. A chegada da alta estação e o verão nordestino passaram a exigir mais da Câmara Temática de Inovação, que, juntamente aos empreendedores, ajuda na criação e viabilidade de novos produtos para fomentar o setor turístico.

As consultorias também compõem esse pacote estratégico para ajudar os empreendedores da região. A passagem do Rally dos Sertões por Alagoas, na edição deste ano, no final do mês de agosto, ajudou a acelerar o trabalho de capacitação junto ao empresariado de Delmiro Gouveia.

Ainda como desdobramento do Rally dos Sertões – e que deve ecoar até a virada do ano – estão previstas expedições à Região dos Cânions e à Foz do Rio São Francisco, programadas para dezembro e janeiro de 2022.