Geral

PAM Salgadinho oferta tratamento para infecções sexualmente transmissíveis

01/12/2021
PAM Salgadinho oferta tratamento para infecções sexualmente transmissíveis

“Quando fui diagnosticada com HIV, eu me senti péssima. No mesmo momento pensei que ia morrer. Mas foi em 2004 que iniciei o tratamento no Bloco I do PAM Salgadinho. É a minha segunda casa, lá sou acolhida e recebo atendimento humanizado e carinho de todos os profissionais de saúde”. Esse é o relato da funcionária pública e usuária do PAM Salgadinho há 17 anos, Rita de Cássia Alcides, que também é representante alagoana do Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas (MNCP).

O Dia Mundial de Combate à Aids, comemorado nesta quarta-feira (1º), tem por função primordial alertar toda a sociedade sobre essa doença, além de fazer uma desconstrução do preconceito sobre as pessoas que vivem com HIV/Aids e a conscientização do público sobre comportamentos seguros de prevenção. Para tanto, o PAM Salgadinho – maior unidade de atendimento especializado em média complexidade de Maceió, localizado no bairro do Poço – oferta no Bloco I atendimento e tratamento de pacientes com HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

PAM Salgadinho oferece espaço para atendimento e tratamento de pacientes com com HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

Funcionando por demanda espontânea, o atendimento para este público é realizado durante todo o ano, no qual dispõe de testes rápidos para detecção de doenças como HIV, sífilis e hepatites B e C, além de oferecer medicação gratuita para o tratamento do HIV/Aids.

A enfermeira e coordenadora do Bloco I do Pam Salgadinho, Riviane Tavares, explica que a unidade dispõe de profissionais que acolhem e orientam todos que procuram o serviço.

“Os pacientes do Bloco I contam com uma equipe multidisciplinar constituída por enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, psicólogos, psiquiatras, médicos infectologistas, gastroenterologistas, dermatologistas e pediatras. Aqui, os usuários são acolhidos e orientados por toda essa rede profissional”, afirma.

Riviane Tavares, enfermeira e coordenadora do Bloco I do Pam Salgadinho. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

Ela ainda destaca a importância das gestantes, também, procurarem o atendimento, pois elas podem se prevenir precocemente e evitar que a criança seja infectada com o HIV. “As gestantes também têm um lugar especial aqui no Bloco I, onde elas podem realizar o teste rápido e receber as orientações necessárias para evitar a transmissão do HIV para a criança. Quando essa gestante tem o diagnóstico e já realiza o tratamento com a medicação, na maioria das vezes há um sucesso e a criança não contrai o vírus. Por isso, é importante que essas mulheres realizem o teste como forma de diagnóstico precoce e, consequentemente, evitar o contágio do bebê”, esclarece.

De acordo com dados do boletim epidemiológico de dezembro de 2020, da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, desde o início da epidemia de Aids (1980) até 31 de dezembro de 2019, foram notificados no Brasil 349.784 óbitos tendo o HIV/Aids como causa básica. Em Maceió, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), de 2014 a 2019 houve 416 mortes por Aids entre residentes da capital.

“O nosso foco é fazer um trabalho de prevenção e realizar um diagnóstico precoce, e isso melhora muito o tratamento desse paciente. O momento do diagnóstico é muito importante, pois, a partir dele, será iniciado o tratamento adequado. Fazendo esse diagnóstico precoce, o paciente é beneficiado, estando na fase do HIV. Quando é descoberto na fase Aids, ele adquire mais patologias e, por sua vez, a recuperação demora mais para acontecer”, pontua Riviane Tavares.

Sobre a PrEP e a PEP

A Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) de risco à infecção pelo HIV consiste no uso preventivo de medicamentos antirretrovirais antes da exposição sexual ao vírus, para reduzir a probabilidade de infecção pelo HIV. O objetivo da PrEP é prevenir a infecção pelo HIV e promover uma vida sexual mais saudável. A medicação deve ser tomada todos os dias para proteger contra o HIV.

“O Bloco I do PAM Salgadinho também oferece o Centro de Testagem e Aconselhamento, que funciona diariamente, manhã e tarde, e não há necessidade de agendamento para o paciente ser beneficiado com este serviço de prevenção ao HIV. Nesse centro, existe o tratamento com a Profilaxia Pré-Exposição, disponibilizado apenas no PAM Salgadinho”, enfatiza a enfermeira Riviane Tavares.

Bloco I dispõe de tratamento com PrEP e PEP. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

O usuário Alex Cavalcante, de 24 anos, diz que utiliza o tratamento para se prevenir das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). “Eu faço tratamento com o PrEP para saber como está minha saúde e se eu contrair alguma DST. A cada três meses eu retorno aqui no Bloco I para fazer o acompanhamento médico. É muito importante procurar a prevenção”, comenta.

Já a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) é uma medida de prevenção de urgência para ser utilizada em situação de risco à infecção pelo HIV, existindo também profilaxia específica para o vírus da hepatite B e para outras infecções sexualmente transmissíveis (IST). Consiste no uso de medicamentos ou imunobiológicos para reduzir o risco de adquirir essas infecções. Deve ser utilizada após qualquer situação em que exista risco de contágio, tais como: violência sexual, relação sexual desprotegida (sem o uso de camisinha ou com seu rompimento) e acidente ocupacional (com instrumentos perfurocortantes ou contato direto com material biológico). A medicação deve ser tomada em até 72h, após a exposição ao HIV, por 28 dias.

Sobre os CTAs

Os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs) permitem que a população tenha acesso ao diagnóstico precoce de infecções sexualmente transmissíveis, ao mesmo tempo em que possibilita o contato com grupos que se encontram em situação de maior vulnerabilidade. O teste é acompanhado de atividades de educação, aconselhamento e intervenção, sendo um ponto estratégico da Rede de Atenção para a ampliação do acesso e busca ativa de populações de maior vulnerabilidade.

O uso do preservativo

O preservativo, ou camisinha, é o método mais conhecido, acessível e eficaz para prevenir a infecção pelo HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis, como a sífilis e as hepatites B e C. Além disso, ele evita uma gravidez indesejada.

“Até hoje nós não temos nenhum outro método que seja tão eficaz quanto o uso do preservativo. E nós, profissionais de saúde, estamos sempre orientando os pacientes a fazer o uso deste, em qualquer prática sexual, para evitar o contato e minimizar o risco de contrair o HIV e as demais doenças, como as hepatites virais”, alerta Yuri Toledo, médico clínico que atua na Infectologia do Bloco I.

Yuri Toledo, médico clínico do Bloco I. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

Ainda segundo o médico, o alerta vale para dois públicos: tanto para jovens e adolescentes, quanto para a terceira idade, e esta pode ter expectativa de vida ao realizar o tratamento necessário. “Os cuidados de proteção nas relações sexuais devem ser multiplicados para estes dois grupos, que são os que mais preenchem a demanda aqui no Bloco I do Pam Salgadinho. Em relação ao público idoso e que tem alguma DST, é importante lembrar que não é o fim. Muito pelo contrário, os pacientes que mantém, regularmente, o tratamento com o uso de antirretrovirais, que faz acompanhamento médico e que tem a carga viral indetectável por um período de tempo, tem qualidade e expectativa de vida igualmente a outra pessoa, de sua faixa etária, que não é infectada pelo vírus”, completa.

Dezembro Vermelho

A campanha do Dezembro Vermelho marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Durante o mês, as ações são intensificadas e buscam sensibilizar a população sobre os mecanismos de prevenção e diagnóstico dessas doenças e também para a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV/Aids.

O mês de dezembro foi escolhido pelo Ministério da Saúde em razão do Dia Mundial de Combate à Aids, que é 1º de dezembro. A cor vermelha, por sua vez, foi escolhida por ser a cor do laço, símbolo da luta contra a Aids.