Geral

Navio MSC Preziosa desembarca no Porto de Maceió com 2 mil turistas de diversos lugares do país

23/12/2021
Navio MSC Preziosa desembarca no Porto de Maceió com 2 mil turistas de diversos lugares do país

Mais 2 mil turistas de diversos lugares do Brasil desembarcaram nesta quinta-feira (23) no Terminal de Passageiros do Porto de Maceió. Os visitantes estão no MSC Preziosa, que saiu do Porto de Santos, passou por Salvador e atracou na capital de Alagoas.

O Preziosa é o segundo navio da temporada de cruzeiros de Maceió. Há duas semanas, também parou no Porto em Jaraguá o MSC Seaside, que trouxe para Alagoas 3.500 turistas.

Os turistas chegaram ao Porto pouco antes das 7h da manhã e foram desembarcando paulatinamente. Foram recepcionados com apresentações artificias e culturais como do côco de rodas, guerreiro, banda de pífano, entre outras atrações. Eles também foram apresentados à arte alagoana como filé, bordados, trabalho com cerâmica e gastronomia como as tradicionais cocadas vendidas em Massagueira.

O casal de dentistas do Rio de Janeiro, Daniel Prado e Renata Coimbra, pela primeira vez em Alagoas, aprovou as instalações do Terminal de Passageiros de Maceió e se preparavam para embarcar em um ônibus para a Praia de Pajuçara.

“Sim, apesar de não ficamos muito tempo no local, o Terminal é agradável e confortável. Como é nossa primeira vez por aqui, ainda não sabemos bem se ficaremos na Pajuçara ou iremos a outro lugar. Ouvimos falar das belezas naturais de Maceió e queremos comprovar”, afirmou Daniel Prado.

Ao contrário dos cariocas, os mineiros Adelson Alves, garçom, e Mônica Meira da Silva, auxiliar de escritório, estão em Alagoas pela segunda vez. Da primeira, inclusive, não existia o Terminal de Passageiros. “Acredito que o Porto de Maceió carecia mesmo de um espaço para passageiros como esse daqui. Ficou bastante agradável”, disse Mônica Meira.

Para o administrador do Porto de Maceió, Dagoberto Omena, a chegada do navio Preziosa só reforça a importância do Terminal de Passageiros. “O Porto de Maceió entrou em um seleto grupo de locais que possuem um terminal exclusivo para o turismo. O terminal com certeza tem reforçado o turismo e desenvolvimento, gerando renda para o alagoano”, enfatizou o administrador.

Artesãos comemoram espaço

Os artesãos que puderam levar suas criações para dentro do Terminal de Passageiros também comemoraram o fato de poder apresentar seus trabalhos aos visitantes.

“Estamos aguardando ansiosos que eles retornem dos passeios às praias para poderem parar com calma e comprar o que produzimos. Muitos deles já disseram que viriam aqui quando retornassem. O Terminal de Passageiros da visibilidade, nos coloca em contato com os turistas e, de toda maneira, estamos sendo vistos, e isso é muito relevante”, afirmou a artesã Luciane Torquato, representando a Associação Francês Artes, de Marechal Deodoro.

Divulgando o filé alagoano, a artesã Thayse Oliveira de Lima que íntegra a Associação dos Artesãos do Pontal da Barra em Maceió, também aprovou a garantia de espaço para os artesãos no Terminal de Passageiros.

“Está bem estruturado, organizado e confortável. Para nós que fazemos arte em Alagoas, é de grande importância estarmos aqui para apresentar o que produzimos a quem vem de fora”, disse Thayse Oliveira.

“Selo da Vacina”

Ainda como extensão do protocolo contra a Covid-19, o Porto de Maceió firmou parceria com a SMTT da capital para certificar taxistas que fazem transporte de turistas no Porto com o “Selo da Vacina”. Vai receber o Selo quem comprovar que já está vacinado com a segunda dos imunizantes contra a doença. Para isso, eles foram orientados a se dirigir até a sede da SMTT para o procedimento.