Geral

Governo Presente: último dia da Arena Saúde registra 243 atendimentos e aprovação da população do Agreste

17/12/2021
Governo Presente: último dia da Arena Saúde registra 243 atendimentos e aprovação da população do Agreste

Arena Saúde foi montada na Estação Ferroviária de Palmeira dos Índios para atender os moradores da VIII Região de Saúde. FOTO: Carla Cleto

O último dia da Arena Saúde, montada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) na Estação Ferroviária de Palmeiras dos Índios, registrou 243 atendimentos. Com movimento intenso, o mutirão ofertou consultas especializadas nas áreas de clínica geral, vascular e endocrinologia. Também foram realizados exames de ultrassonografia com Doppler, além de avaliação antropométrica e do pé diabético, aferição de pressão arterial e glicemia capilar.

Ao todo, foram realizadas 102 consultas com cirurgiões vasculares, incluindo troca de curativos por equipe especializada; 45 consultas com endocrinologista e 38 consultas com clínico geral. Também foram registrados 22 exames de ultrassom com Doppler, além de 36 rastreamentos de câncer bucal, com três casos suspeitos. As ações foram destinadas aos moradores das cidades de Belém, Cacimbinhas, Estrela de Alagoas, Igaci, Maribondo, Minador do Negrão, Tanque D Arca e Palmeiras dos Índios, onde a Arena está situada.

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, esteve na Arena Saúde, onde conversou com a população e realizou uma avaliação de glicemia. “Nós estamos construindo um novo hospital aqui em Palmeira dos Índios, mas, a população tem pressa e, para isso, durante a 12ª edição do Governo Presente, nós criamos a Arena da Saúde. Muitas pessoas foram atendidas. Com isso, a gente previne doenças e preserva a vida das pessoas. A avaliação de glicemia, por exemplo, é muito importante, pois muita gente não sabe que possui diabetes, já que ela é uma doença silenciosa e, por isso, precisamos trabalhar com a prevenção”, ressaltou.

População teve acesso a orientação nutricional durante o 2º dia do Governo Presente. FOTO: Carla Cleto

Exames e Consultas – Vários moradores da região foram até a Arena Saúde em busca de exames e consultas pré-cirúrgicas. A exemplo de Josefa Barbosa da Silva, de 56 anos, que reside em Maribondo e foi em busca de uma cirurgia nas pernas, visando tratar um problema circulatório que sofre há mais de 18 anos.

“O motivo de eu vir aqui é para conseguir a cirurgia das minhas pernas. Eu estou precisando muito. Agradeço demais o pessoal de Palmeira e os de Maribondo também, que me enviaram para cá. Já procurei médico em Maceió e em Arapiraca para me operar pelo SUS, mas ainda não consegui. Mas, hoje vim para um médico específico e muito bom para conseguir pelo SUS a minha cirurgia. O atendimento aqui está sendo maravilhoso”, explicou Josefa.

José Rafael de Araújo, de 30 anos, também esteve na Arena Saúde buscando atendimento de um médico endocrinologista. “Já fui atendido por uma endocrinologista e quero parabenizar o atendimento e toda a equipe, que vem mostrando como se faz saúde aqui na minha cidade. Muitas pessoas que estavam precisando foram atendidas hoje aqui e saíram satisfeitas”, enfatizou.

Já o morador de Minador do Negrão, Severino Soares, de 46 anos, procurou a Arena Saúde em busca de médico por conta de um problema nas pernas. “Vim aqui procurar um médico vascular e quero agradecer primeiramente a Deus e dizer que é de grande importância o Governo do Estado ter trazido essa frente de médicos para cá”, afirmou.

Atendimento Especializado – O médico cirurgião vascular, Bruno Freitas, destacou que a Arena Saúde levou atendimento especializado para população que tanto necessita desses serviços, diminuindo a ida de pacientes para a capital. “Estamos aqui atendendo pacientes com doenças venosas, doenças trombóticas, arteriais, aneurismas, fazendo prevenção do AVC, do pé de diabético”, salientou.

Durante o evento, a unidade móvel do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) também esteve presente realizando coleta de sangue de voluntários. Os participantes receberam orientações sobre como se tornar um doador de medula óssea e puderam se cadastrar no Registro Nacional dos Doadores de Medula Óssea (Redome).

Aferição de Glicemia foi um dos serviços disponibilizados na Arena Saúde. FOTO: Carla Cleto