Geral

Em 2021, Saúde avançou na promoção do cuidado com a população de Maceió

18/12/2021
Em 2021, Saúde avançou na promoção do cuidado com a população de Maceió

Transparência e pioneirismo marcam o primeiro ano de trabalho da gestão JHC na Saúde de Maceió. Iniciado com o desafio de vacinar a população contra a Covid-19, o trabalho começou com o reforço de pessoal e estruturação da logística de atendimento adequado à vacinação contra a Covid-19.

O trabalho intenso da Vigilância Sanitária de Maceió foi destaque durante todo o ano, retirando de circulação mais de 70 toneladas de alimentos impróprios para o consumo humano e capacitando milhares de profissionais de estabelecimentos de comerciais e da indústria de alimentos para adequação dos procedimentos às normas sanitárias, assegurando a saúde da população.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também entregou unidades de saúde reformadas e reforçou as campanhas periódicas de combate à dengue, de fortalecimento do cuidado com a saúde da mulher, do homem e da criança, por meio de ações de incentivo à  realização de exames e ao aleitamento materno, entre outras práticas em benefício dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Foto: Ascom SMS e Secom Maceió

Foto: Ascom SMS e Secom Maceió

“Este foi um ano marcante e produtivo na Saúde de Maceió. Trabalhamos com compromisso e responsabilidade de todos os que compõem a Saúde de Maceió para prestar a melhor assistência possível aos usuários do SUS. Estamos finalizamos este primeiro ano da gestão do prefeito JHC com ações inovadoras e conquistas relevantes em benefício dos usuários do SUS. Estamos ajustando algumas práticas para o aperfeiçoamento da oferta de serviços, mas é com grande satisfação que encerramos este ano desafiador com mais de 80% da população imunizada com duas doses das vacinas contra a Covid-19 e com a implantação do Corujão da Saúde nos oito Distritos Sanitários de Maceió. Conseguimos executar as principais metas do primeiro ano desta gestão”, destaca a secretária de saúde de Maceió, Célia Fernandes.

Célia Fernandes, secretária de Saúde de Maceió. Foto: Secom Maceió

Corujão da Saúde

Buscando ampliar o acesso da população de Maceió aos serviços oferecidos pelo SUS, oito Unidades de Saúde, uma por Distrito Sanitário, passam a funcionar em horário estendido. O projeto, chamado Corujão da Saúde, foi inaugurado no último dia 3 de dezembro pelo prefeito JHC e pela secretária Célia Fernandes, como parte das ações em comemoração aos 206 anos de Maceió. Além do horário normal durante o dia, as unidades também abrem das 17h às 21h. O Corujão da Saúde visa facilitar o acesso das pessoas que não podem se dirigir aos postos durante o dia para cuidar de sua saúde.

Foto: Bruno Wesley/Ascom SMS

Durante os atendimentos em horário estendido, os usuários podem contar com serviços como consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, além de outros procedimentos como citologia, pré-natal, testes rápidos para detectar HIV, Aids e Hepatites Virais, verificação de pressão e glicemia, puericultura (acompanhamento do desenvolvimento infantil), entre outros.