Geral

Discriminação e desemprego afetam profissionais acima dos 50 anos

17/12/2021
Discriminação e desemprego afetam profissionais acima dos 50 anos

A ameaça do desemprego é uma preocupação presente em todas as faixas etárias. Entretanto, para aqueles com idade acima dos 50 anos, o medo de não ter oportunidade e de ser tratado como descartável dentro do ambiente de trabalho vem causando problemas que afetam não só o bolso, como também o psicológico.

Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, em comparação aos três últimos meses do ano de 2020, a taxa de desocupação de pessoas entre 40 a 59 anos subiu de 9,0% para 9,7% entre janeiro, fevereiro e março de 2021. Já a taxa de desocupação daqueles que possuem 60 anos ou mais, aumentou de 5,0% para 5,7% no primeiro trimestre deste ano.

Para a coordenadora de Carreiras do Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL), Polyana Barbosa, a idade não pode ser tratada como um problema e sim uma solução para a maioria das empresas que buscam por um profissional experiente e capacitado.

“O mercado está muito ativo e dinâmico, exigindo cada vez mais pessoas ágeis e habilidosas para ocupar os cargos disponíveis. Independente da idade é preciso estar preparado para encarar este novo momento, realizando cursos de capacitação que, somada a experiência de vida, vão aumentar as chances de ocupar a vaga pretendida”, destaca.

Ela lembra que existem vagas de trabalho nas quais os empregadores têm preferência por profissionais mais experientes. Isto vai depender do perfil da empresa, do tipo da vaga e da estratégia definida pela empresa. Para ser um bom concorrente à vaga, é essencial mostrar segurança no momento da entrevista.

“Vá para a entrevista preparado e focado em responder as perguntas do recrutador, mostre o quanto você deseja aquela posição e como pode colaborar com a empresa. Caso sua idade seja perguntada, nunca coloque ela como um problema, mas como algo que vai agregar no desenvolvimento da sua função” indica Polyana.