Geral

Certificação turística internacional Bandeira Azul é hasteada na praia do Patacho, em Porto de Pedras

10/12/2021
Certificação turística internacional Bandeira Azul é hasteada na praia do Patacho, em Porto de Pedras

A solenidade de hasteamento da Bandeira Azul, selo internacional conquistado pela praia do Patacho, foi realizada na manhã desta quinta-feira (10), no município de Porto de Pedras, litoral norte de Alagoas. Com critérios rígidos, o programa estabelece que destinos com sua certificação devem ter atividades de educação ambiental a moradores e turistas, informações sobre a qualidade da água disponíveis aos usuários, além de dados dos ecossistemas locais e fenômenos naturais, incluindo código de conduta que reflita as leis e normas relativas ao uso da praia.

O evento contou com a presença do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Marcius Beltrão, do prefeito de Porto de Pedras, Henrique Vilela, gestores públicos, representante do Programa Bandeira Azul, empresários e prestadores de serviços turísticos da Rota de Milagres.

“O selo Bandeira Azul coloca Alagoas no roteiro internacional de turismo destacando a praia do Patacho como um destino ecológico e seguro para o lazer. Isso acontece porque aqui passa a ser cumprido rigorosos protocolos ambientais. E isso é fruto de uma grande integração que envolve o empenho dos poderes públicos – Governo de Alagoas e Prefeitura de Porto de Pedras -; como também dos setores privados – empresários –; associações, prestadores de serviços autônomos e toda a comunidade. Essa é uma conquista coletiva que envolve engajamento e compromisso presente e futuro”, expôs o secretário Marcius Beltrão.

Durante a fase piloto, que foi encerrada com o hasteamento da Bandeira Azul, foi feito um monitoramento de qualidade semanal que averiguou as condições da água do mar, da praia e do entorno diante dos critérios de exigências ambientais.

De acordo com a coordenadora do Programa Bandeira Azul, Leana Bernadi, com a bandeira hasteada o desafio deste novo momento e assegurar que os protocolos ambientais permaneçam em prática para que a certificação seja mantida.

“O Selo Bandeira Azul é uma certificação de compromisso que todos os envolvidos têm com a limpeza e a segurança da praia. O ordenamento e limpeza do lugar é uma obrigação tanto da gestão pública como dos prestadores de serviço e banhistas. Nós do programa ficamos muito felizes com essa conquista pela praia do Patacho. O Bandeira Azul está no Brasil desde 2008 e muito difícil subir uma bandeira porque os critérios são rigorosos diante da responsabilidade que devemos ter com lugares tão bonitos e paradisíacos como a praia do Patacho”, completou.

A Sedetur é o órgão responsável pela articulação e diálogo com autoridades municipais para a conquista do Selo, incluindo um termo de cooperação assinado entre os executivos estadual e municipal de Porto de Pedras para adequação da praia ao Bandeira Azul. No total, 22 praias brasileiras contam atualmente com esta certificação, sendo apenas quatro no Nordeste: três na Bahia e o Patacho em Alagoas.

Bandeira Azul – O Selo Bandeira Azul promove o desenvolvimento sustentável em áreas de água doce e marinhas. O Programa estimula as autoridades locais e os gestores de praia a alcançarem altos padrões de qualidade em quatro temas: qualidade da água, gestão ambiental, educação ambiental e segurança. Ao longo dos anos, o programa se tornou um rótulo ecológico altamente respeitado e reconhecido, trabalhando para reunir os setores de turismo e meio ambiente em níveis local, regional e internacional.

Visando praias, marinas e operadores de embarcações de turismo Sustentável, o programa é desenvolvido pela organização internacional, não-governamental e sem fins lucrativos FEE (Foundation for Environmental Education). Com início na França em 1985, foi implementado em toda a Europa desde 1987 e em países não europeus desde 2001. Atualmente, o Programa Bandeira Azul se tornou global e no Brasil é representado pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR), membro da FEE desde 2005.