Geral

Bonito é destino para férias de verão

13/12/2021
Bonito é destino para férias de verão

Foto: Hudson Garcia/ Sectur Bonito (MS)

Com o retorno das atividades turísticas, graças ao avanço da vacinação e à flexibilização das viagens, os destinos mais procurados tendem a ser disputados para as festas de final de ano e início das férias de 2022. A cidade de Bonito (MS) é o centro do ecoturismo no Brasil e um dos locais mais procurados para as celebrações de encerramento anual, portanto, os interessados em fazer essa viagem devem começar a se programar.

Bonito tem a sua base econômica no turismo e é considerado o destino número um de ecoturismo do país, atraindo também visitantes estrangeiros ao longo de todo o ano. Segundo a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, o reconhecimento é resultado de organização, esforços e compromisso com o meio ambiente.

Em busca de interferir minimamente na natureza, quaisquer passeios em Bonito só podem ser feitos através de reservas em agências da cidade. Cada local segue um limite diário de visitantes que não pode ser ultrapassado. Dessa maneira, é fundamental que os turistas se planejem. O agendamento é realizado em sistema pela agência escolhida e segue uma tabela de preços padronizados.

De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito, o calendário de alta temporada do final de ano vai do dia 20 de dezembro até o dia 30 de janeiro. Durante esse tempo, os preços são diferentes, mas o limite de visitantes por passeio se mantém, assim como a exigência de guias em todos os passeios, para a segurança e a qualidade da experiência.

O que fazer em Bonito nas férias de verão

Bonito fica a menos de 300 km da capital do Mato Grosso do Sul, Campo Grande. A cidade é referência mundial em turismo sustentável e suas principais atrações são os programas na natureza. Mergulhos em rios, prática de rapel, passeios por cachoeiras, trilhas e cavernas são alguns exemplos das programações mais procuradas na região.

O município fica próximo ao Parque Nacional da Serra da Bodoquena, região que condensa o maior aquário natural de água doce do Brasil. Bonito pode ser visitado ao longo de todo o ano, mas é importante saber que, em cada época, devido às chuvas e às mudanças climáticas, o estilo dos passeios pode variar, assim como a temperatura e a cor da água e da vegetação.

Durante o verão, com as pancadas de chuva, os níveis de água dos rios tendem a ficar mais altos e a vegetação mais verde. Nesse cenário, um passeio contemplativo é uma forma de aproveitar a paisagem ao máximo. Uma dica é conhecer a Gruta São Mateus, fazendo o passeio que começa em uma trilha suspensa dentro da mata e desemboca na entrada da gruta.

As cachoeiras da Serra da Bodoquena também são opções para quem deseja aproveitar a abundância de água durante o verão. O roteiro conta com oito paradas de banho para o visitante e inclui cachoeiras, piscinas naturais e passeio de bote pelo Rio Betione.

A Estância Mimosa, o Parque das Cachoeiras e a Fazenda Ceita Corê são alguns outros exemplos de atrativos com propostas de banho em cachoeiras, observação de pássaros e passeio a cavalo. Para quem estiver à procura de atividades mais dinâmicas, a flutuação na Gruta do Lago Azul – em meio ao cardume que aumenta em dezembro – e o boia cross no Rio Formoso são alternativas.

Festas de Réveillon em Bonito

A virada do ano faz parte da alta temporada da cidade, e o calendário de festas, antes suspenso pela pandemia, será retomado. A Prefeitura de Bonito organiza uma programação diferenciada e gratuita para as celebrações do final de ano. As atividades terão atração musical e queima de fogos à meia-noite, que é tradição no município.

Eventos privados também estão disponíveis, como o Bonito de La Musique, um dos mais conhecidos de Bonito, organizado no balneário Praia da Figueira. A festa segue o esquema de open bar e open food, com comida e bebida inclusas no valor do ingresso. A programação começa na noite do dia 31 de dezembro de 2021, vai até o dia 1º de janeiro de 2022 e conta com queima de fogos e participação de DJs.