Geral

Acessibilidade e mobilidade: Ação garante desobstrução de calçadas e do trânsito

02/12/2021
Acessibilidade e mobilidade: Ação garante desobstrução de calçadas e do trânsito

Garantir a acessibilidade, o passeio público do pedestre, a fluidez no trânsito e o ordenamento na área urbana de Arapiraca. Esse foi o objetivo da ação coordenada pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), em parceria com as secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo e Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, realizada nesta quarta-feira (01).

O intuito é orientar e sensibilizar comerciantes, camelôs e vendedores ambulantes quanto à necessidade da desobstrução das calçadas e assim garantir condições de mobilidade aos pedestres e fluidez no trânsito.

Para a engenheira da SMTT, Olga Mendes, a livre circulação de pessoas é garantida por legislações federal, estadual e municipal. E, para que essa locomoção ocorra de forma segura, é necessário garantir o cumprimento não apenas das normas de trânsito, mas também daquelas relacionadas ao fluxo de pedestres.

“É extremamente importante que os cidadãos entendam que estamos trabalhando para melhorar Arapiraca, garantindo mais mobilidade e acessibilidade para pedestres e cadeirantes, contribuindo para deixar a nossa cidade cada vez melhor. É importante que haja esse entendimento que a cidade é de todos, mas, a calçada é do pedestre. Estamos mapeando diversos pontos para buscarmos melhorias”, afirma a engenheira Olga Mendes.

De acordo com o diretor do Departamento de Educação para o Trânsito, Francisco José, a medida também visa evitar riscos e acidentes. “No trânsito, a prioridade é sempre do pedestre. Como é proibido impedir a passagem das pessoas nas calçadas, estamos trabalhando para retirar qualquer obstáculo ou entrave que limite ou impeça o acesso e circulação dos transeuntes”, explica.

“Essa parceria com a SMTT e SDUMA é muito importante. Já reordenamos os ambulantes e realizamos diversas ações que buscam organizar a cidade e proporcionar mobilidade e acessibilidade”, frisou Lidiane Paes, técnica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Além da obstrução da calçada, outros problemas encontrados e está sendo um levantamento para serem solucionados o mais breve possível.

O vereador Adriano Targino também esteve na ação, representando a Associação dos Deficientes Físicos e Mentais de Arapiraca (ADFIMA).