Geral

UVZ promove mais uma Feira de Adoção de Animais neste domingo (21)

20/11/2021
UVZ promove mais uma Feira de Adoção de Animais neste domingo (21)

A Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove mais uma edição da Feira de Adoção de Animais no próximo domingo (21), das 8h às 16h. A feira acontece na Rua Aberta, na orla de Ponta Verde, e levará 24 animais, entre cachorros e gatos, para adoção.

A Feira de Adoção proporcionou lar e cuidado a 62 animais. A UVZ sempre alerta para a importância do ato, orientando para a adoção responsável.

“As pessoas precisam ter consciência da adoção responsável, são vidas que necessitam da nossa compaixão e cuidado. A nossa intenção com essas edições da feira é melhorar cada vez mais o bem-estar e a proteção desses animais”, destaca o coordenador geral da Unidade de Vigilância de Zoonoses, Marcos Vasconcelos.

Vacinação e castração – Todos os animais disponíveis passam por avaliação médico-veterinária, apresentam boas condições de saúde e estão aptos à adoção. Os filhotes, que só podem receber as vacinas e a castração quando estão mais crescidos, também são avaliados e no local da adoção técnicos orientam sobre como e quando eles devem receber esses cuidados, que são oferecidos pela própria UVZ.

Posse responsável – Para prevenir maus tratos e abandono, a UVZ orienta que os candidatos à adoção devem ser maiores de 18 anos e no ato da adoção devem apresentar identificação, comprovante de residência e assinar um termo de responsabilidade. Além disso, os animais adotados recebem um chip de identificação para, caso sejam abandonados, a pessoa que o adotou possa ser responsabilizada.

A Prefeitura de Maceió está estruturando a política pública para os animais e orienta a população para a guarda responsável dos animais de estimação, de modo que as pessoas que estão interessadas em adotar saibam o que é necessário para que a convivência do animal seja harmoniosa e feliz.

“É necessário que a pessoa tenha em mente a responsabilidade e disponibilidade para cuidar e dar conforto e saúde ao animal que adotar. A aceitação dos membros da família é essencial para que a adoção seja saudável e sem arrependimentos”, orienta Marcos Vasconcellos.

A Prefeitura de Maceió firmou parceria com ONGs de proteção a causas animais para auxiliar na adoção de animais sob os cuidados desses projetos.

“A parceria com as ONGs está sendo muito válida para nós da UVZ. A cada adição, mais animais estão encontrando um novo lar. Além das adoções, nós mostramos os papéis das ONGs, divulgamos e sempre mantemos contato, então foi muito válida essa decisão da prefeitura de Maceió em pedir para convidar as ongs nestas feiras de adoção”, comenta o coordenador.

No último domingo (14), a Feira de Adoção trabalhou com a ONG Acolher, que atua na proteção à causa animal. “A iniciativa da Prefeitura é maravilhosa, muitos animais são adotados aqui. Estamos felizes por estarmos aqui e quem quiser adotar também pode nos procurar pelas redes sociais”, afirmou a coordenadora do Acolher, Naine Teles.