Geral

Sesau realiza, nesta terça (16), capacitação sobre sobrepeso e obesidade para os técnicos municipais

16/11/2021
Sesau realiza, nesta terça (16), capacitação sobre sobrepeso e obesidade para os técnicos municipais

Para participar da capacitação, que será online, não é necessário se inscrever antecipadamente.

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a proporção de obesos na população com 20 anos de idade ou mais, entre 2003 e 2019, passou de 12,2% para 26,8%. Nesse mesmo período, a obesidade feminina subiu de 14,5% para 30,2%, já a obesidade masculina passou de 9,6% para 22,8%.

Outro dado mostra que, em 2019, uma em cada quatro pessoas de 18 anos de idade ou mais, no Brasil, estava obesa. Isso equivale a 41 milhões de pessoas. Já o sobrepeso atingia 60,3% da população de 18 anos ou mais, o que corresponde a 96 milhões de pessoas.

O Ministério da Saúde (MS) explica que a diferença entre o sobrepeso e a obesidade relaciona-se ao Índice de Massa Corporal (IMC), cujo cálculo é o peso dividido pela altura ao quadrado. Para o sobrepeso, o IMC fica entre 25 e 29,99, enquanto a obesidade seria diagnosticada com o IMC a partir de 30.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o excesso de peso e de gordura corporal podem desencadear um baixo grau de inflamação, levando à coexistência de vários fatores de risco para a saúde, bem como a associação com outras doenças, como diabetes, dislipidemias, síndrome metabólica, aterosclerose, doenças cardiovasculares, doenças pulmonares, esteatose hepática não alcoólica, distúrbios do sono, transtornos do humor, e mais recentemente a Covid-19.

Pensando nisso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio da Superintendência de Atenção à Saúde (Suas) e da Supervisão de Condições Específicas (Sucesp), está ofertando curso online para os profissionais das unidades básicas e especializadas envolvidos nos cuidados aos pacientes com sobrepeso e obesidade.

A capacitação ocorre nesta terça-feira (16), às 14h, pela plataforma Zoom, por meio deste link . O ID da reunião é 870 3207 1773 e a senha de acesso é 658684.

Não é necessário realizar inscrição, basta clicar no link e participar. A facilitadora é a médica endocrinologista Luciane Gama e o curso tem o objetivo de promover a cooperação técnica através da qualificação da equipe multiprofissional.

Morgana Thereza Gomes de Oliveira, supervisora da Sucesp ressalta que será apresentada também, na capacitação, a Linha de Cuidados do Sobrepeso e Obesidade, que será lançada pela Sesau. “A Sucesp espera publicizar para os 102 municípios as responsabilidades dentro dos fluxogramas existentes e qualificar os pontos de atenção”, explica.