Geral

Programa Ronda no Bairro é implantando no bairro Benedito Bentes

29/11/2021
Programa Ronda no Bairro é implantando no bairro Benedito Bentes

A partir desta segunda (29) o Programa Ronda no Bairro garante mais segurança e tranquilidade aos moradores do bairro Benedito Bentes, o maior de Maceió. A chegada do PRB à comunidade atende a um pedido formal, feito pelo vereador Siderlane Mendonça, há dois anos.

O ofício, protocolado na Polícia Militar, justifica a necessidade do reforço pois vários assaltos e arrombamentos estavam acontecendo no bairro, provocando insegurança para a população e prejuízos no comércio local.

“Sou morador do bairro há mais de três décadas e conheço bem a realidade daqui. Como integrante das forças de segurança pública, na função de cabo da PM já percebia que o Ronda no Bairro era mais que necessário, para reduzir a violência que tanto afetava os moradores. Comerciantes também nos procuraram para lamentar as perdas financeiras, decorrentes de assaltos. Esse foi o motivo pelo qual fiz a solicitação formal de inclusão do PRB no Benedito. Fico feliz por ver que nosso trabalho contribuiu para o atendimento de mais um anseio da população”, comemora.

O Benedito Bentes é o quarto local a receber a Ronda e vai contar com 6 viaturas, 12 motos e uma van; sendo uma viatura para Equipe Social, quatro operacionais e um administrativo. O efetivo é composto por 21 agentes de proximidade, sendo três patrulhas a pé, as chamadas POs; duas em motos e duas em viaturas, por turno. As ações acontecem das 6 horas da manhã às 22h30.

Fim de ano

A chegada do programa coincide com o período de comemorações, por causa da proximidade das festas de fim de ano, como Natal e Ano Novo. O aumento da violência no período foi outro ponto destacado na solicitação feita por Siderlane. Ele afirma que sem o Programa Ronda no Bairro, a população temia até por arrastões na região. Agora, a possibilidade é remota.

A presença do PRB também vai garantir mais tranquilidade para quem vai participar da maior festa de réveillon gratuita já realizada em Maceió, que acontecerá no Benedito Bentes, com uma atração nacional.

“O réveillon do Benedito Bentes já é uma tradição em Maceió. E este ano, vamos fazer o maior show já realizado aqui, com uma grande atração nacional, para que a comunidade não precise se deslocar. Tudo isso com a observância das recomendações dos órgãos sanitários e de saúde, conforme os protocolos já estabelecidos para a realização de eventos. Com o Ronda no Bairro atuando aqui, temos a certeza de que o clima de tranquilidade vai imperar”, reforça.

Ronda no Bairro

Prestes a completar quatro anos de existência, o Programa Ronda no Bairro consolida a filosofia do policiamento de proximidade, em áreas específicas com patrulhas compostas por dois militares da Polícia Militar ou do Corpo de Bombeiros, sendo um da reserva e outro da ativa; além de um civil, egresso das Forças Armadas. Eles atuam a pé, carro, moto e bicicleta.

Além das abordagens de proximidade realizadas pelas patrulhas, o programa conta ainda com uma equipe de Articulação e Mobilização Social, formada por psicólogas e assistentes sociais. Eles fazem o reconhecimento e encaminhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade social aos órgãos competentes.