Geral

Prefeitura reforça chamado para completar vacinação contra a Covid-19

24/11/2021
Prefeitura reforça chamado para completar vacinação contra a Covid-19

Maceió aplicou 1.410.964 doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 749.924 primeiras, 597.638 segundas ou doses únicas e 63.402 doses de reforço. Com isso, a capital alagoana tem 78,77% de adultos e 13,85% de adolescentes imunizados, além de 89,19% de adultos com a primeira dose. Os dados estão de acordo com o boletim da vacinação de segunda-feira (22).

Foto: Ascom SMS

Foto: Ascom SMS

Maceió tem Corujão da Vacina nos shoppings Maceió e Pátio e nos drive-thrus de Jaraguá e Serraria desta terça (23) até a sexta-feira (26) para reforçar a aplicação da segunda e terceira doses, conforme orienta a Campanha Nacional de Megavacinação e como tem sido a atuação da Prefeitura desde o início da Campanha de Vacinação contra a Covid-19.

Faltosos

Apesar dos índices relevantes de vacinação, é alto o número de faltosos para a segunda – e agora para a 3º. Com base nas informações da plataforma de dados abertos da vacinação contra a Covid-19 do Ministério da Saúde do último dia 19 de novembro, Maceió tem 113.039 faltosos para a aplicação da segunda dose e 71.347 pessoas com atraso para a dose de reforço.

Fernanda Rodrigues lembra que avanço da vacinação tem proporcionado retomada dos serviços. Foto: Polyanna Monteiro/Ascom SMS

A diretora de Vigilância em Saúde orienta essas pessoas a buscar um dos pontos de vacinação para atualizar seu cartão, assegurando a imunização.

“Das mais de 129 mil aptas a tomar a dose de reforço, já são mais de 71 mil com atraso. Já está claro que o avanço da vacinação nos permitiu a retomada dos serviços e temos visto que locais onde houve baixos registros de imunização completa têm sido atingidos por nova onda de contaminação. São quatro pontos de vacinação que funcionam de terça a sexta-feira no horário das 9h às 21h, além de outros quatro das 9h às 16h, então, não há desculpa para não se vacinar. É a imunização que garantirá a retomada plena de nossas vidas,” reforça Fernanda Rodrigues.

Os pontos de vacinação funcionam de segunda a sábado nos drive-thrus de Jaraguá e Serraria, nos shoppings Maceió (Mangabeiras) e Pátio (Cidade Universitária), Papódromo (Vergel), Praça Padre Cícero (Benedito Bentes), Ginásio Arivaldo Maia (Jacintinho) e Terminal do Osman Loureiro (Clima Bom).

Megavacinação

A Campanha Nacional de Megavacinação tem como slogan “Proteção pela metade não é proteção” e vai até 26 de novembro. De acordo com o Ministério da Saúde, a ação pretende incentivar os brasileiros que não tomaram a segunda dose da vacina a procurarem os postos em todo o país.

O infectologista Renee Oliveira reforça o chamado para a imunização com a segunda e a terceira doses, chamando a atenção para a nova onda do coronavírus observada em países com baixa cobertura das vacinas. O especialista ressalta que completar o ciclo vacinal é fundamental para evitar uma nova onda de contaminações.

“Países da Europa que, embora tenham exercido certo controle sobre a pandemia, têm baixa cobertura de pessoas com a vacinação completa estão enfrentando nova onda da pandemia. Então, se não alcançarmos um percentual próximo de 90% de imunização completa o quanto antes, seguiremos em risco”, afirma o médico.

Documentos necessários

Para se vacinar, pessoas com 18 anos ou mais devem apresentar documento de identificação com foto, comprovante de residência (não precisa cópia) e o cartão de vacinação com as informações da etapa anterior. A 3ª dose vale para quem tomou as duas doses de um dos imunizantes da Astrazeneca, Coronavac e Pfizer.

Adolescentes podem se vacinar apresentando a certidão de nascimento e, os de 12 a 15 anos, devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis. Na ausência destes, devem estar acompanhados de um adulto portando declaração de autorização escrita à mão e assinada pelos pais.

Conforme anunciado pelo Ministério da Saúde, quem tomou a Jansen deve tomar a 2ª dose após dois meses da 1ª do mesmo imunizante. Só após cinco meses poderá tomar a 3ª dose. Maceió aguarda o envio das doses de Jansen para vacinar o público com a 2ª dose.

Pessoas imunocomprometidas continuam com intervalo de 28 entre a 2ª e 3ª dose, devendo apresentar, além do documento de identificação e do comprovante de residência, um dos citados abaixo:

– Prescrição médica com justificativa;

– Exames específicos que estabeleçam o diagnóstico;

– Relatório médico;

– Receitas para terapêutica específica de condições descritas;

– Guia de Encaminhamento específico.

Imunossuprimidos que devem tomar a terceira dose

I – Imunodeficiência primária grave.

II – Quimioterapia para câncer.

III – Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas imunossupressoras.

IV – Pessoas vivendo com HIV/AIDS.

V – Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias.

VI – Uso de drogas modificadoras da resposta imune (vide tabela 1).

VII – Auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias.

VIII – Pacientes em hemodiálise.

IX – Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas

Confira a lista de drogas modificadoras da resposta imune e doses consideradas imunossupressoras

Metotrexato

Leflunomida

Micofenolato de mofetila

Azatiprina

Ciclofosfamida

Ciclosporina

Tacrolimus

Mercaptopurina

Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte, Secukinumabe, ustekinumabe)