domingo, 23 de Janeiro de 2022

Notícias

In:

Novembro Azul: Dia D da campanha mobiliza usuários na UBS Tereza Barbosa

Por Nesttor Netto (estagiário)/Ascom SMS

Nesta quinta-feira (25), a unidade básica de saúde Tereza Barbosa, no Eustáquio Gomes, realizou o Dia D da campanha Novembro Azul, intensificando o cuidado integral com a saúde do homem com a ampliação do horário do atendimento médico, estendendo seu funcionamento até às 21h.

Sala de espera da unidade. Foto: SMS

A semana de intensificação começou  na segunda-feira (22), com palestras em salas de espera para orientações e compartilhamento de informações nutricionais, odontológicas e clínicas, em especial, às relacionadas ao câncer de próstata. No local, os usuários contaram também com  atualização do cartão de vacina, atividade coordenada pela enfermeira Jacyara de Lima.

O objetivo da atividade foi divulgar a importância do cuidado com a saúde do homem e que essa atenção deve ser dada durante todo o ano. E os atendimentos médicos para os usuários da unidade durante a mobilização da campanha se estenderam até às 21h com a iniciativa da “clínica noturna” , facilitando o acesso do homem que trabalha aos serviços de saúde.

Na ação, foi disponibilizada uma capacidade de atendimento para 16 usuários, com quatro vagas no atendimento odontológico. A oferta foi tanto para usuários cadastrados na unidade, quanto para os de demanda espontânea.

Prevenção e sensibilização. Foto: SMS

A movimentação organizada para o Dia D registrou ainda a realização de testes rápidos para Hepatites Virais, Sífilis e HIV – com aconselhamento pós testagem da psicóloga Kliciany Freitas – e de testagem para Hanseníase e Tuberculose, coordenados pela enfermeira Luciane Simões.

Os atendimentos odontológicos da unidade ficaram por conta da odontóloga Adriana Pinho, que também entregou kits de higiene para os usuários. E coube à médica Maria Júlia atendimentos clínicos oferecidos para o público masculino que participou da ação.

Informações sobre a importância da saúde do homem. Foto: SMS

A sala de espera da unidade também foi espaço para diversas palestras informativas. Entre os temas, foram debatidos: câncer de próstata e de boca – estímulo aos exames, autocuidado, prevenção e tratamento; câncer de mama masculino – probabilidades e tratamentos, de modo a prevenir; paternidade ativa – informando aos homens a necessidade e importância da figura paterna na convivência familiar e sua influência junto aos filhos.

Palestra sobre “paternidade ativa”. Foto: SMS

“Historicamente, o homem apresenta resistência a procurar o sistema de saúde, o autocuidado, com exames preventivos. Quanto mais divulgarmos a importância da saúde, desde o câncer de próstata à saúde em geral desse grupo, mais teremos resultados significativos”, destaca Michelle Gama, diretora da unidade.

Compartilhe:
Tags: ,,

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *