Geral

Hospital de Arapiraca comemora mês da prematuridade com exposição e ações de conscientização

20/11/2021
Hospital de Arapiraca comemora mês da prematuridade com exposição e ações de conscientização

Novembro é comemorado o mês da Prematuridade, que tem como objetivo de informar e conscientizar a população sobre o nascimento de bebês que não completaram o ciclo de 38 semanas de gestação. A data é lembrada por se tratar de uma das principais causas de morte dos recém-nascidos.

A programação, que teve início dia 9 deste mês, contou com uma série de palestras e ações voltadas ao cuidado dos bebês prematuros e a relação com seus familiares.

“Nosso Hospital é referência em trabalhos de parto com crianças prematura e temos obtido excelentes resultados com essas crianças, graças ao trabalho dedicado e profissional de nossa equipe”, destacou o diretor médico do Hospital, Ulisses Pereira.

“Sabemos que o bem estar dessas crianças passa pela forma com que as famílias, sobretudo pais e mães, encaram a situação. Felizmente o Regional conta com uma equipe multidisciplinar de grande apoio para esses pacientes”, explicou a coordenadora do Núcleo de Humanização, Eliane Félix.

O Hospital Nossa Senhora do Bom Conselho atende a 2ª Macrorregião de Alagoas. Na maternidade existem
atualmente 24 leitos para bebês de alto risco. Desde 2006, quando foi inaugurada a UTI Neonatal, centenas de crianças que nasceram com intercorrências foram atendidas naquele local.

“Foi um sonho realizado e concretizado por uma série de pessoas, dentre elas nosso provedor Geraldo Magela, um incansável na luta pela vida desses prematuros”, falou a enfermeira-chefe da UTI NEO, Andrea Lima.

O Hospital Regional dispõe de cinco leitos para a Unidade de Cuidados Intermediários, UCI e seis leitos na enfermaria Canguru. No local, mamães e seus bebês permanecem juntos, 24 horas por dia, até que as crianças atinjam o peso ideal de ir para suas casas.

A Maternidade do HRNSBC é composta por uma equipe multidisciplinar com profissionais especialistas, como fonoaudiólogos e oftalmologistas.

Exposição

Este ano, o Hospital Regional inovou
com uma exposição de fotos e vídeos de bebês que já foram atendidos na instituição. A mostra aconteceu na última sexta-feira (19), no Arapiraca Garden Shopping.

O evento contou com a presença do provedor Geraldo Magela, o diretor médico Ulisses Pereira, profissionais do hospital e familiares que levaram crianças nascidas prematuras e salvas pelo atendimento da unidade. A programação teve ainda apresentação musical dos cantões Cesar Soares e Jorginho.