Variedades

Estreia hoje (18), o documentário “8 Presidentes 1 Juramento – A História de um Tempo Presente”, primeiro documentário de Carla Camurati

18/11/2021
Estreia hoje (18), o documentário “8 Presidentes 1 Juramento – A História de um Tempo Presente”, primeiro documentário de Carla Camurati

Após mais de 20 anos de ditadura civil militar, o Brasil passou por um processo de abertura política e reintegração das instituições democráticas – período chamado redemocratização. A ditadura militar, instaurada em 1964, foi responsável por uma forte censura e opressão aos direitos democráticos.

A redemocratização foi o momento na história do país em que esses direitos foram reconquistados e houve a transição do governo militar para o governo civil. Esse cenário dúbio, explosivo e de narrativas insólitas baliza a ambientação do documentário “8 Presidentes 1 Juramento – A História de Um Tempo Presente”, que estreia hoje (18) nos cinemas do Brasil – o documentário marca a estreia da cineasta Carla Camurati no gênero.

Diante disso, em linhas gerais, o longa acompanha o compromisso declarado pelos diversos tipos de políticos que ocuparam o cargo mais importante dessa jovem República Sul-americana durante os fatídicos, tensos e inconstantes 35 anos, e revive a trajetória do restabelecimento da plena democracia, desde o movimento da Diretas Já até a posse do contestável presidente Jair Messias Bolsonaro (sem partido).

Convém lembrar que Camurati é a responsável por trazer à tona as ambivalências do país — com destaque para “Carlota Joaquina, Princesa do Brazil” (1995), longa que marca a retomada do cinema nacional nos anos 1990 —, Carla Camurati dedicou mais de três anos à produção do novo longa.

“Gostaria que o filme nos ajudasse a compreender que a história se constrói no presente, a partir da reflexão sobre o arco dramático da política brasileira nestes 35 anos”, afirma a cineasta.

“8 Presidentes 1 Juramento – A História de Um Tempo Presente” é resultado de uma pesquisa minuciosa em arquivos nacionais e internacionais e apresenta um mosaico de imagens que ilustram as oscilações da vida pública no país.

O longa usa registros da imprensa, cinema, jornais e outras mídias, reconstruindo os principais dilemas nacionais. Promessas, corrupção, traições, euforia e desilusão se misturam e têm consequências na realidade de cada brasileiro.

Ao observar as reviravoltas da República a partir de 1985, o documentário examina sob que condições cada presidente seguiu o juramento oficial, presente no Artigo 78 do texto constitucional de 1988. Entre expectativas e frustrações, o filme lança um olhar sobre as atitudes presidenciais diante do compromisso firmado com o país. As imagens mostram como a história política do país impactou a sociedade brasileira e traz uma nova luz ao período de redemocratização do Brasil.