Cidades

Emater capacita piscicultores na produção de tilápia em Estrela de Alagoas

23/11/2021
Emater capacita piscicultores na produção de tilápia em Estrela de Alagoas

O Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater) realizará nessa quarta-feira (24) a capacitação de piscicultores na produção de tilápia no Povoado Impueiras, localizado em Estrela de Alagoas. É estimado que, após a atividade, o rendimento aumente cerca de 40%.

Com início marcado para às 9h, a ação acontece em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura do município. O objetivo é ensinar como construir os aeradores caseiros. Ao todo serão beneficiados 10 produtores de referência na região. Irão participar da capacitação os técnicos extensionistas da Emater, Sílvio Serafim e Fernando Cavalcante.

“Por meio do incremento dos aeradores será possível aumentar o nível de oxigênio da água, o que contribui para a ampliação no número de tilápias por tanque, gerando crescimento na produtividade e também na renda desses piscicultores”, explicou o técnico Sílvio.

A produção atual nesta região é de 2 toneladas de peixe por ciclo e, após o incremento do aeradores, é calculado que a quantidade alcance aproximadamente 2,8 toneladas.

Trabalhando com o cultivo desde 2010, o produtor José Carlos Silva afirmou que o aumento de renda vai ajudar a comunidade, pois a capacitação irá possibilitar que o projeto seja mantido com melhor qualidade.