Geral

Defesa Civil inicia vistorias no Centro de Maceió

23/11/2021
Defesa Civil inicia vistorias no Centro de Maceió

A Defesa Civil de Maceió iniciou uma série de vistorias no Centro de Maceió nesta segunda-feira (22). Por meio desta operação, estão sendo analisadas as condições gerais de edificações e estabelecimentos, marquises e grupos geradores. O objetivo é a prevenção de acidentes e garantir a segurança da população que transita pelo local.

Desplacamento de concreto em fachadas. Foto: Isabela Keyla Silva/Defesa Civil de Maceió

Neste primeiro dia, os agentes registraram 125 ocorrências. Dentre eles, estão: infiltrações, desplacamento de concreto, corrosão nas estruturas metálicas, além de degradação generalizada nas fachadas de lojas e edificações, em especial problemas relacionados às marquises de estabelecimentos. A vistoria também identificou o armazenamento irregular de combustível para geradores de energia elétrica, utilizando bombonas ao invés de tanques apropriados.

De acordo com o diretor operacional da Defesa Civil de Maceió, Osvaldo Palagani, o primeiro dia foi considerado positivo, demonstrando que a operação é necessária e importante para Maceió.

“Além de uma ação preventiva, as vistorias proporcionam maior tranquilidade para todos que frequentam o Centro. Com isso, esperamos conscientizar, principalmente, os empresários e proprietários desses e de todos os estabelecimentos, sobre a importância e a necessidade de manutenções regulares”, concluiu Osvaldo.

Foto: Isabela Keyla Silva/Defesa Civil de Maceió

Foto: Isabela Keyla Silva/Defesa Civil de Maceió

Foto: Isabela Keyla Silva/Defesa Civil de Maceió

Para Caroline Vasconcelos, Engenheira Agrimensora do órgão de proteção e responsável interina pela Diretoria de Planejamento, Prevenção e Redução de Risco (DPR), é indispensável um olhar especial para esta área da cidade, que possui um fluxo intenso de pessoas diariamente.

“Considerando que a nossa coordenadoria trabalha com a prevenção e atua em todo o município, as vistorias que estão sendo realizadas no Centro de Maceió visam a prevenção e a identificação de possíveis locais que possam apresentar perigo à sociedade. Queremos mitigar todos os riscos de \cidentes e possíveis colapsos estruturais”, pontuou Caroline.

Para a execução das vistorias, um mapa de setorização foi desenvolvido para coordenar e dividir as equipes de maneira ampla por todas as áreas do Centro de Maceió. A Defesa Civil vai notificar os proprietários dos imóveis para que contratem profissionais habilitados a conduzir as obras de reparo nesses locais. As vistorias continuarão sendo realizadas até a conclusão e análise de todos as áreas da região.