Alagoas

Com apoio do Sebrae Alagoas, desfile de moda afro sobe ao palco principal do Trakto Marketing Show

19/11/2021
Com apoio do Sebrae Alagoas, desfile de moda afro sobe ao palco principal do Trakto Marketing Show

Um desfile de alunas da Escola de Moda Mariá Marcelino fechou a programação do primeiro dia da Arena Sebraelab no Trakto Marketing Show, quando jovens modelos pretos subiram ao palco principal do evento no Centro de Convenções, em Jaraguá.

A ação faz parte da Rede Cenafro juntamente com o Sebrae Alagoas. Produtora de moda e fundadora da Escola de Moda, Mariá Marcelino, administra idealizou a escola que é um empreendimento ligado à Economia Criativa, voltado para o conceito de Moda Afrocriativa e Positiva.

“Trabalho com a proposta da escola de moda de inclusão de modelos pretos no mercado da moda, para que eles possam trabalhar profissionalmente com essa inclusão. Promover uma moda positiva. Essa é a proposta da Escola de Moda Maria Marcelino, onde já colhemos muitos frutos”, explica ela.

“Já temos pessoas em outros estados, em São Paulo com outras grandes agências, e também em outros países. Inclusive, muitas dessas modelos estão aqui hoje com a gente. Nossa escola conta com vinte modelos e estamos cumprindo o papel de fomentar uma moda inclusiva positiva”, completa ela.

Jonathan Silva, co-fundador da Rede Cenafro, CEO da Formmer Afro e consultor explica que a rede funciona como uma aceleradora de afronegócios. “Reunimos um total de 30 negócios. E a Escola de Moda Mariá Marcelino é um deles, que desfila ao som da Orquestra de Tambores de Alagoas”, conta.

A Rede Cenafro existe desde 2016 e conta com o Sebrae Alagoas como parceiro criativo. “Nossos principais parceiros são os afroempreendedores de Alagoas. Gostaríamos muito que o setor público e o setor privado também fossem mais engajados com o afroempreendedorismo”, diz Jonathan.

A analista da Unidade de Soluções e Inovação do Sebrae Alagoas, Ana Madalena Sandes, explica que o desfile é desdobramento do Empreenda Afro, um projeto piloto que a instituição desenvolveu para afroempreendedores este ano.

“A gente acompanhou, levantou a demanda deles, as necessidades na área de gestão comportamental e fizemos todo um acompanhamento de consultorias e capacitações para um grupo. Esse trabalho nós vamos concluir no próximo dia 2 de dezembro. Nossa proposta foi tornar todos esses empreendedores afros mais competitivos no mercado onde eles atuam”, revela.