Cidades

Busca do mastro abre programação da padroeira de Coruripe Nossa Senhora da Imaculada Conceição

22/11/2021
Busca do mastro abre programação da padroeira de Coruripe Nossa Senhora da Imaculada Conceição

Foto: Secom Coruripe

Às 06h do domingo 21 de novembro a população já esperava na frente da Igreja Matriz de Nossa Senhora de Imaculada Conceição, Centro de Coruripe. Alguns de moto, outros de carro próprio e outras dezenas de pessoas em ônibus cedidos pelo Município e mais um caminhão gaiolão de cana, esse último também lotado e o grande responsável por trazer o mastro.

O ritual secular é o mais aguardado pelos coruripenses no mês de novembro. O ponto de encontro é o local onde será erguido o mastro. E às 07h, o pároco da Matriz, Padre Antenor Montenegro, abençoa os fiéis, os desejando para que a busca nas terras na extinta Usina Guaxuma, ocorra bem. A região é de Mata Atlântica, ainda preservada e com o aval dos órgãos competentes, o mastro é retirado para receber a bandeira de Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

“É com grande alegria que iniciamos os festejos de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Este é o sentimento de que todos estão em caminhada e o mastro é sinal de elevação ao colocarmos a bandeira de Nossa Senhora bem no alto, para que todos possam ver com muita fé e devoção a importância de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Este dia é muito importante e agradeço aos que se envolveram nesta cerimônia. Vamos participar juntos dos festejos da nossa padroeira até o grande dia 08 de dezembro”, comemorou o padre.

De Coruripe até a mata em carreata foram cerca de 20 quilômetros. Do ponto de encontro dos veículos, os fiéis seguiram por mais de três quilômetros em caminhada para procurar o mastro em uma área de mata densa, com ladeiras e em uma região alagadiça. Tudo com bastante dificuldade, o que só aumenta a fé das dezenas de devotos que seguiram por este trecho.

João Barreto, conhecido na cidade por Porco Espinho, participa da organização da busca do mastro há mais de 30 anos. Para ele, não existe dificuldade alguma, tudo é demonstração de fé e respeito pela mãe do salvador.

“Essa tradição ocorre há mais de 110 anos. É uma festa muito linda em respeito à Nossa Senhora da Imaculada Conceição, um sinal de respeito à nossa mãe. Essa festa é do povo de Coruripe, uma festa que não podemos deixar acabar, nunca. Tudo que fizemos foi em respeito a mãe do nosso salvador. A busca do mastro é o momento que fazemos com muita fé e devoção. Enquanto vida tiver, estarei presente em respeito à nossa mãe e a tradição”, pontuou o fiel.

A cada árvore retirada, outras 10 foram plantadas pelo Instituto Amigos da Natureza (INAN). Foram quatro mastros, um para Lagoa do Pau (São Sebastião), outro para Pontal de Coruripe (Bom Jesus dos Navegantes), mais um para o Alto da Saudade (Santa Luzia) e o maior, com 17 metros, para a padroeira da cidade e dona da festa. A Mata Atlântica recebeu 40 mudas de árvores nativas do Brasil, Bacupari e Leiteiro.

Após a retirada do mastro, uma nova carreata de retorno à Coruripe e debaixo do sol escaldante do meio dia, o cortejo parou na frente da AABB, onde os centenas de fiéis com o mastro de 17 metros nas costas, seguiram pelas ruas do Centro até à Igreja Matriz. Na Chegada, mais um ritual, onde os devotos de Nossa Senhora da Imaculada Conceição retiram toda a casca do mastro. O que para eles serve de lembrança e também para fazer chá, que diante da fé, pode curar doenças e trazer coisas boas.

O prefeito Marcelo Beltrão também esteve presente, momento que acompanhou todo o percurso, desde a busca no mastro na mata densa, até a elevação da bandeira de Nossa Senhora da Imaculada Conceição na frente da Matriz.

“Este é um momento de muita fé e devoção. Isso é o que nos move, um povo com fé e esperança. Foi um momento de esforço para chegar até aqui. Mas, o resultado é muito lindo e mostra o respeito que o povo de Coruripe tem por sua padroeira, pelos seus costumes e crenças. Parabéns para todos que estiveram nesta festa, nesta tradição centenária. E um grande viva à Nossa Senhora da Imaculada Conceição”, concluiu o gestor.

Foto: Secom Coruripe

Foto: Secom Coruripe