Geral

Alagoas Feita à Mão conquista mercado internacional e expõe peças na semana de design de Miami

25/11/2021
Alagoas Feita à Mão conquista mercado internacional e expõe peças na semana de design de Miami

Mestre Aberaldo talha a madeira em uma de suas criações para apreciação de colecionadores de todo o mundo. Foto: Itawi Albuquerque

O programa Alagoas Feita à Mão, realizado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), conquista o mercado internacional com a exposição “ALAGOAS – The Brazilian Artisanal Soul”. A mostra acontecerá nos Estados Unidos, na cidade de Miami, entre os dias 1 a 5 de dezembro, na Galeria Pinta Miami, como parte do circuito oficial da Semana de Arte e Design da cidade.

Com peças feitas à mão, esculpidas e talhadas em diversos materiais, como barro e madeira, a mostra leva os artistas alagoanos para um nível inédito de exposição, fazendo com que a arte brasileira seja apreciada por colecionadores, designers, curadores e artistas do mundo inteiro.

“A exposição apresenta os trabalhos que são realizados por grandes artesãos e mestres alagoanos que são apoiados pelo Alagoas Feita À Mão e representam a miscigenação que compõe o Estado e o Brasil”, destaca a Gerente de Design e Artesanato da Sedetur, Daniela Vasconcelos.

As obras multicoloridas de Cicinho vão representar a arte alagoana nos Estados Unidos. Foto: Sedetur

Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Regional e Turismo, Marcius Beltrão, a exposição é uma oportunidade para que o mundo conheça o nível elevado do artesanato que sai de Alagoas.

“É uma honra muito grande ter o programa Alagoas Feita à Mão dentro da nossa secretaria. Apoiar os artesãos do nosso estado é imprescindível, e nós fazemos questão de enfatizar o talento desses artistas. É muito importante incentivar as diferentes tipologias da nossa terra, já que o artesanato também é uma face importante do desenvolvimento econômico do nosso Estado”, destaca.

Participarão da exposição o Mestre Aberaldo, Mestre André da Marinheira, Mestre Chico Cigano e Mestra Irineia. Além deles, também estarão presentes os artesãos Adriana Siqueira, Boró Sandes, Cláudio de Capela, Cicinho, Ismael de Dedé, Lucas Lessa e Salvinho.

De Alagoas para o mundo, as peças em argila criadas por Mestra Ireneia serão exibidas na exposição. Foto: Ascom Sedetur 


Alagoas Feita à Mão

O Governo de Alagoas, por meio da Sedetur, criou o programa Alagoas Feita à Mão em 2015, com objetivo de criar ações que promovam o segmento do artesanato no estado e contribuam para a geração de renda e qualidade de vida dos artistas locais. As atividades principais são focadas nas participações de feiras e eventos nacionais, divulgação do catálogo comercial do artesanato alagoano e mapeamento e identificação das oficinas dos artesãos.

Serviço
ALAGOAS – The Brazilian Artisanal Soul

Quando: 1 a 5 de dezembro
Onde: DESIGN MIAMI, Galeria Pinta Miami, 225 NE 34th Street, Miami, FL 33137