Geral

Abertura da Fliara emociona público e estimula arte, cultura e literatura em Arapiraca

29/11/2021
Abertura da Fliara emociona público e estimula arte, cultura e literatura em Arapiraca

Pablício Vieira/ Ascom Arapiraca

A abertura da terceira edição da Feira Literária de Arapiraca aconteceu nesta sexta-feira (26), na Praça Luís Pereira Lima e na Casa da Cultura. O evento foi marcado por emoção e entusiasmo com a homenagem ao eterno Paulo Lourenco, o “Paulo do Bar”.

Emocionado, o filho de Paulo Lourenço, Paulo Celso, agradeceu a lembrança ao pai e o seu entusiasmo em fazer cultura por Arapiraca.

“Quero agradecer ao prefeito Luciano Barbosa, as secretarias de Cultura e Educação por tanto carinho e destaque ao meu pai, que foi sempre um incentivador a música, cultura e arte. Eu e minha família estamos muito felizes com esse momento”, frisou Paulo Celso.

Representando o prefeito Luciano Barbosa, Daniel Barbosa parabenizou a organização do evento e destacou a importância da feira literária.

“Um povo sem literatura é um povo sem história. – Fliara é um evento incrível que reúne artistas e escritores locais, famílias e muita cultura. Parabéns a equipe da Prefeitura de Arapiraca pela iniciativa, em especial ao prefeito Luciano Barbosa e aos secretários Wellington Magalhães e Ivana Carla, pela dedicação. A homenagem a um filho ilustre da nossa terra, Paulo Lourenço, o Paulo do Bar, empreendedor que nos deixou este ano e que marcou sua trajetória está deixando a feira ainda mais linda”, disse ele.

No período de três dias, a Praça Luís Pereira Lima, que abriga prédios públicos voltados ao conhecimento, a exemplo da Casa da Cultura, biblioteca pública, Museu Zezito Guedes e Escola de Artes, se torna para que autores locais, escritores conhecidos nacionalmente e artistas – entre pintores, escultores, músicos e atores -, que estão revelando seus talentos em torno da literatura.

Fliarinha

O primeiro dia da Fliara também contou com programação exclusiva para crianças da Rede Municipal de Educação. A Fliarinha teve início na manhã desta sexta-feira (26), levando o encanto da literatura infantil para a Praça Luiz Pereira Lima.

O evento contou com exposição, brincadeiras e muita diversão, além da premiação da Olimpíada de Língua Portuguesa e apresentações culturais inclusivas, promovidas pela Escola Municipal Benildo Barbosa.

Mas o ápice da Fliarinha foi a apresentação do musical “O Grande Rabanete”, feita por professores e demais profissionais do Centro de Educação Infantil Câmara Júnior.

A secretária de Educação, Ivana Carla, parabenizou a equipe e falou sobre o orgulho da equipe comprometida com esse tipo de evento. “Eu fiquei impressionada com a qualidade das apresentações e é muito bom saber que Arapiraca conta com profissionais tão dedicados com a educação e a cultura das nossas crianças. O sucesso desse evento é, sem dúvida, graças ao trabalho dessa equipe tão comprometida”, disse a gestora.

Programação

Além da Fliarinha, a feira contou com Espaço Braile, Oficina de escrita e formação de Slammers para mulheres e jovens, abertura da Exposição das Irmãs Petuba; roda de conversa “Questão de gênero”, com Ellen Maianne Melo, Naty Barros e Rejane Barros; Mesa temática “Quadrilhas performance: leituras do corpo e da voz”, com José Roberto de Oliveira, Roxanne Rodrigues, Diogo de Lima, Washington do Nascimento Machado e Damião Teixeira de Oliveira; Mesa temática “O som da gente: poéticas e virtuais”, com Vitória Firmiano, Leandro Olivieira e Milene Lima; apresentação cultural com Vitória Rodrigues e Mago Veio; e os stands da UBE e Fleirart.

Neste sábado (27), a vasta programação continua com os lançamentos dos livros: “As aventuras do menino com cabelos de raio de sol e seu cãozinho Tororó, de Rosana Dias e Jean Marcelo; Andrezinho e a árvore mágica das araras”, de Davi Salsa e Fabiana Salsa, e Antologia do Trânsito, do Observatório Nacional de Segurança Viária, no stand da UBE e Acala.

As mesas temáticas que compõe a tenda serão: “Palavras e imagens”, com Breno Airan, Valdir Oliveira e Sanadia Santos; O encantamento de falar e cantar da gente”, com Vitória Rodrigues, Mago Veio e Janu; “Gente, símbolo e lugares de memórias”, com Ana Karlla, Albério Carvalho e João Paulo Holanda “Publicações e os novos horizontes das editoras”, com Nando Magalhães, Nilton Resende, Renildo Ribeiro, Ana Karina, Carla Emanuelle e Marta Eugênia; Experiências de leitura e escrita criativa: desafios orais, saraus e apresentação do grupo Tereza de Benguela Mediação Lara Araújo;

A programação do sábado encerra com o show de Naty Barros.

“O primeiro dia da Fliara foi espetacular, onde reunimos diversos artistas e apreciadores da arte, cultura e literatura. É com essa valorização e incentivo que vamos resgatando a cultura popular. Nossa programação está incrível durante todos os dias, venham conferir”, descreveu o secretário de Cultura, Wellington Magalhães.