Alagoas

111 anos do Teatro Deodoro: CIA Maria Emília Clark estreia Savium no palco e Favela Parque segue em sua programação na Praça Deodoro

17/11/2021
111 anos do Teatro Deodoro: CIA Maria Emília Clark estreia Savium no palco e Favela Parque segue em sua programação na Praça Deodoro

Fazendo um passeio por diversas linguagens artísticas, a Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal) e o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) apresentam, no quarto dia da programação em alusão aos 111 anos do Teatro Deodoro, o espetáculo de balé Savium, da CIA Maria Emília Clark, nesta quinta-feira (18), a partir das 20h.

Com entrada gratuita, o espetáculo faz uma homenagem para celebrar a vida e a obra do professor Luiz Sávio de Almeida, um ícone alagoano que aos 94 anos possui uma vasta obra literária com 14 livros escritos e seis peças teatrais, algumas delas conhecidas pelo público alagoano. Os ingressos podem ser reservados antecipadamente pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/espetaculo-de-danca-savium—bailarina-e-professora-de-ballet-emilia-clark/1409709 .

“A CIA Emília Clark tem o prazer e a honra de estar presente com tantos outros grupos na semana em que se comemora os 111 anos do Teatro Deodoro. Em nossa homenagem, a voz do professor permeará por seus momentos mais íntimos, mais criativos, passando pelas suas fases de vida. Sávio é um homem do povo, da cultura, da universidade, que transpõe o limite do “ser”, bom em essência, um projetor e definidor da memória alagoana e brasileira, explica a bailarina e idealizadora do espetáculo, Maria Emília Clark.

Segundo a bailarina, Savium é uma obra técnica e artística, na qual são apresentadas a vida e a obra do mestre, envolvido com uma gama de questões sociais, como a negritude e a indígena. O espetáculo faz um paralelo, a partir de sua entrevista, com a trilha sonora, apresentando a voz do mestre em passado, presente e ideias futuras, uma delicadeza em transportar suas dores, com a leveza de sua ” gargalhada”, denotando paz para as questões de vida do além mar, projetadas em diversos textos teatrais, em inúmeros livros, onde a essência dos seus dias é ” beijar a terra onde vive”, abraçar e transportar os limites sociais que porventura encontremos.

Savium vem do latim “beijar”, e do italiano “inteligente”, “brilhante”. Com coreografia e direção artística de Maria Emília Clark, trilha sonora de Michael Nyman, Phillip Glass, Milton Nascimento, Chico Buarque, Ivan Lins, Sérgio Santos, batuques alagoanos, batuques universais e a ligação histórica na voz do professor Sávio de Almeida. Sobem ao palco os bailarinos: Euller Lima, Renata Paiva, Felipe Alves, Jhenny Rotandaro, Bruno Borges, Natália Buarque, Lucas Alves, Luana Soares, Daniel Lanças, Kelly Mota, João Sabino, Júlia Miranda e Chrislayne Araújo. Os três últimos são adolescentes do projeto Ballet a Serviço da Educação, realizado em parceria com a Diteal e a professora Maria Emília Clark, desenvolvido há seis anos, com aulas gratuitas de balé a crianças e adolescentes da rede pública de ensino.

“Sejam muito bem-vindos à programação de aniversário do Teatro Deodoro, que além de vasta, está muito diversificada, criativa e o melhor que confere a todos o retorno ao palco, a plateia e as energias seculares dessa instituição. É importante que todos participem das atividades, respeitando os protocolos sanitários, mas com o foco na confraternização e na irmandade, porque esse é um momento de reconhecer o outro e de ser um divisor de águas”, finaliza Emília.

Favela Parque: 

Em seu segundo dia de atividades na Praça Deodoro, o 1ª Favela Parque Edição Especial de Aniversário do Teatro Deodoro, da Rede Criativa de Empreendedores das Favelas e Territórios da Cultura de Alagoas, acontece das 9h às 20h, com uma feira de negócios criativos das favelas de Alagoas, exposição de produtos, espaço para crianças e apresentações artísticas, na Praça Deodoro. O acesso é gratuito.