Alagoas

111 anos de Teatro Deodoro: Diteal lança documentário e Clube do Jazz de Maceió recebe Nelson Faria no primeiro dia de celebração

12/11/2021
111 anos de Teatro Deodoro: Diteal lança documentário e Clube do Jazz de Maceió recebe Nelson Faria no primeiro dia de celebração

Aniversário bom é comemorado com festa e não são todos os dias que se celebram 111 anos de um patrimônio cultural. É claro que estamos falando do palco oficial de Alagoas, o Teatro Deodoro. Nesta segunda-feira (15), acontece a abertura da programação de aniversário. Será uma semana inteira de atividades diversas, que vão se espalhar por todo complexo do Teatro Deodoro, além da Praça Marechal Deodoro.

A festa começa às 19h, com o lançamento do documentário Teatro Deodoro: 111 anos, que traz relatos emocionantes de artistas, conta um pouco da história da casa, fala da arquitetura e revela a trajetória de funcionários antigos do teatro. O vídeo ficará disponível no canal do Teatro Deodoro no Youtube, após o lançamento pelo link: youtube.com/teatrodeodoro .

Abrindo a programação artística, toda a expressividade, musicalidade e virtuose do Clube do Jazz de Maceió, formado por Felix Baigon no contrabaixo, Allysson Paz na bateria, Jailson Brito no saxofone e Luizinho Assis no piano, um velho conhecido que já tem uma história com o Teatro Deodoro, subirá ao palco para mais uma vez brindar a população alagoana com um espetáculo da música instrumental, tendo como convidado um dos mais expressivos músicos brasileiros, Nelson Faria.

Nelson Faria

O show começa às 20h, logo após o lançamento do documentário. Para abrilhantar ainda mais a noite, a abertura ficará a cargo da Bárbara Castelões. Além de cantora, ela é compositora e astrônoma aspirante.

Bárbara Castelões

A entrada é gratuita e, apesar das portas ficarem abertas ao público, é possível garantir o seu ingresso antecipadamente pelo link: http://www.diteal.al.gov.br/teatro-deodoro-111-anos-club-do-jazz-maceio-e-convidado-especial-nelson-faria/ .

Nesse show de aniversário do teatro, o Nelson Faria, diferente do outro show no Jazz Panorama Ao vivo, está trazendo um repertório especial, com base das obras de Tom Jobim em homenagem ao músico, com algumas músicas como surfboard, desafinado e outras, assim como vai misturar com alguns standards de jazz, gênero que aprecia muito, além de ser um grande improvisador e professor.

“O Nelson ficou encantado, já que diferente do convite para o Jazz Panorama, o chamado para o show de aniversário do Teatro partiu da própria direção do Deodoro. O Alexandre Holanda me ligou falando da vontade de trazer um guitarrista que participou de uma edição do Jazz no Teatro de Arena e pela descrição eu saquei que era o Nelson. Foi até uma surpresa para ele e eu fiquei muito feliz com esse convite, assim como Nelson também”, explica o contrabaixista, fundador do Clube do Jazz e diretor musical do Jazz Panorama, Felix Baigon.

Ele conta ainda que esse repertório já vem sendo preparado há um tempo. Segundo Baigon, Farias envia as faixas, as partituras para que os músicos do Clube do Jazz de Maceió possam ensaiar por aqui, já que não haveria condições de trazer o músico para ficar uns 10 dias por exemplo ensaiando, sendo assim os ensaios estão sendo feitos separados e quando o guitarrista chegar em Maceió, haverá um último repasse das músicas antes da apresentação.

Baigon ainda conta a emoção de participar da comemoração de 111 anos do Teatro Deodoro e do frio na barriga ao subir no palco: “com certeza, se não tiver isso não tem graça. Eu tenho 40 anos de carreira, mas cada show é único, possui um grau de dificuldade que a gente precisa superar com os ensaios, com a prática diária, mas sempre tem a emoção nos momentos antes do show e durante, a plateia esta ali, a gente ouve os burburinhos e é muito legal”, conta o músico.

Clube do Jazz de Maceió

Criado pelo músico Felix Baigon, o Clube do Jazz Maceió passeia em seu repertório por clássicos do Jazz e da Bossa Nova, com ênfase na improvisação sobre temas de Miles Davis, Herbie Hancock, Chick Corea, Thelonius Monk, Tom Jobim, Baden Powell, Hermeto Paschoal entre outros. Formador de plateia e público de bom gosto musical, o projeto visa também se tornar um atrativo para os jovens que não têm acesso a esse tipo de música.

Além da sua agenda em alguns espaços na noite maceioense o Clube do Jazz Maceió realiza ensaios abertos para os músicos e público em geral e promove oficinas e workshops, dando assim oportunidade de acesso a diversos materiais didáticos para estudo e formação de repertório aos novos músicos.

O contrabaixista fala da relação entre o Clube do Jazz e o Teatro Deodoro. “Eu chamaria de casamento perfeito, porque aqui é a casa da cultura no estado. Apesar de ter outros aparelhos culturais na cidade, o Teatro Deodoro tem um gostinho especial, praticamente foi onde eu comecei, onde foi fundada a primeira banda de música instrumental de Alagoas, a banda Porão. Então, eu chamo de casamento perfeito, porque essa casa abriu suas portas para nós e a gente procura aproveitar isso da melhor maneira, trazendo sempre espetáculos bacanas como nomes de peso da música instrumental alagoana e nacional. Eu só tenho que agradecer a essa abertura que o teatro nos dá, finaliza Felix Baigon.

Serviço:

111 anos do Teatro Deodoro

Lançamento do documentário – Teatro Deodoro: 111 anos, às 19h.

Clube do Jazz de Maceió recebe Nelson Faria, com show de abertura de Bárbara Castelões, às 20h.

Quando: Segunda-feira (15/11).

Local: Teatro Deodoro.

Entrada gratuita.

Reservas: http://www.diteal.al.gov.br/teatro-deodoro-111-anos-club-do-jazz-maceio-e-convidado-especial-nelson-faria/

Mais informações: diteal.al.gov.br / (82) 3315-5660 e @teatrodeodoro .