Geral

Prefeitura combate trabalho infantil na parte alta da cidade

23/10/2021
Prefeitura combate trabalho infantil na parte alta da cidade

O combate ao trabalho infantil continua em Maceió. Nessa sexta-feira (22), quando a equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social, que integra o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, da Assistência Social, realizou uma campanha de conscientização sobre a exploração laboral de crianças e adolescentes em feiras e comércios do bairro do Tabuleiro do Martins. A ação contou ainda com a participação de educadores sociais e Conselheiros Tutelares da Região VII. Eles entregaram panfletos e cartazes de esclarecimentos sobre o tema.

A ação ocorreu na feira livre e em lojas comerciais do Tabuleiro do Martins

Equipe do PETI Volante em ação contra o trabalho infantil. Fotos: Ascom Semas.

Com o objetivo de identificar casos de exploração do trabalho infantil, a equipe do PETI Volante realiza as ações em nas feiras livres e comércio dos bairros de Maceió. De acordo com a coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, Vitória Ferreira, é necessário que a sociedade seja orientada sobre os riscos de empregar crianças em situações insalubres.

“Estamos sensibilizando comerciantes e familiares em todas as regiões de Maceió que possuem feiras livres. É nosso dever social assegurar os direitos às crianças e adolescentes, que devem ocupar seu tempo com o aprendizado e o lazer em condições de proteção em casa e na escola, mas, infelizmente, percebemos que o número de crianças exercendo o papel de trabalhador aumenta a depender da região”, ponderou Vitória.

Coordenadora do PETI, Vitória Ferreira, entrega panfletos aos comerciantes. Fotos: Ascom Semas.

Conselheiro Tutelar da Região VII pelo 4º mandato consecutivo, Fernando Silva, destacou a necessidade de proteger crianças da exploração do trabalho infantil. Ele conta que as denúncias que chegam ao Conselho Tutelar têm aumentado na região e por isso as ações do PETI são fundamentais.

“Existem questões sociais que levam as famílias a explorar crianças no comércio. Muitas vezes, a sociedade vê apenas o lado financeiro e como consequência disso, crianças e adolescentes são explorados nesta condição de trabalho insalubre e ilegal. É imprescindível que essas ações do Peti Volante sejam contínuas, justamente para promover e garantir os diretos da nossa juventude. Lugar de criança é na escola”, orientou o conselheiro.

Conselheiro Tutelar, Fernando Silva, em ação contra o trabalho infantil. Fotos: Ascom Semas.

Participando efetivamente da iniciativa, a educadora social do PETI Volante, Josimary Sabino, afirmou ser muito comum a presença de crianças trabalhando em barracas e transportando mercadorias em troca de dinheiro. Ela diz que retirar essas crianças da condição de exploração de trabalho é primordial porque elas são afetadas física e emocionalmente.

“Como educadora social, o meu trabalho é educativo e preventivo. Consiste na identificação de crianças que são exploradas e fazemos o encaminhamento dos casos aos Centros de Referência Especializado de Assistência Social. Lá as famílias são acompanhadas. Aos adolescentes de 14 anos é oferecida a participação no programa jovem aprendiz, única forma legal desse jovem obter a formação profissional e ingressar no mercado de trabalho de forma digna e contrutiva”, ensina Josimary.

Educadora Social, Josimary Sabino, no combate ao trabalho infantil. Fotos: Ascom Semas.

“Acho muito importante esse trabalho de cair em campo, fazendo esse momento de conscientização, que deveria ser feito pelos próprios pais das crianças. Os pais falham, mas o bom é que a Prefeitura de Maceió está empenhada em combater a exploração do trabalho infantil. Criança tem que ser criança. Elas precisam estudar e brincar para que possam aproveitar essa fase que passa tão rápido”, reforçou a comerciante.

Comerciante, Jackeline Ferreira: “criança precisa brincar e estudar”. Fotos: Ascom Semas.

Ação na Expoagro/2021

As ações do Peti Volante continuam neste fim de semana. No sábado (23), a equipe faz panfletagem das 15h às 19h, no Parque da Pecuária, no Trapiche da Barra. A campanha será retomada na próxima quarta-feira (27) e no dia 30 de outubro, quando serão integrados representantes do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e do Conselho Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil, durante a Expoagro/2021.