Geral

Outubro Rosa: Arapiraca sedia 5º workshop sobre enfrentamento ao câncer

08/10/2021
Outubro Rosa: Arapiraca sedia 5º workshop sobre enfrentamento ao câncer

Fotos: Magno Almeida/Ascom Arapiraca

Empoderar mulheres para o enfrentamento ao câncer de mama e ao câncer de colo do útero é uma das principais premissas do Outubro Rosa, campanha internacional que tem o objetivo de conscientizar as mulheres para os exames de investigação desses males.

Arapiraca sediou, nesta quinta-feira (7), o 5º Workshop sobre Enfrentamento ao Câncer, evento promovido pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que reforçou a importância do autocuidado e da realização dos exames preventivos, como mamografia e citologia.

A secretária Municipal de Saúde, médica infectologista Luciana Fonseca, esteve presente no evento e falou sobre a importância do trabalho da Atenção Primária no enfrentamento a esses males.

“Durante todo o ano, nossas equipes que atuam nas Unidades Básicas de Saúde estão disponíveis para atender as mulheres, realizando citologias e marcando exames de mamografias. Neste mês de outubro, a gente reforça a convocação dessas mulheres para que procurem sua unidade de referência e faça a investigação. Quanto mais cedo uma mulher descobre o câncer, mais chances o tratamento tem de ser eficaz”, disse ela, durante abertura da solenidade.

O evento também contou com a presença das coordenadoras Estadual e Municipal de Saúde da Mulher, Carmen Nascimento e Epoliana Garrote, respectivamente, além da coordenadora da Oncologia de Arapiraca, Joana d`Arc e da superintendente de Atenção à Saúde, Jackelline Barbosa.

Arapiraca é a cidade referência da 2ª Macrorregião de Saúde, sendo o pólo do tratamento contra o câncer para 46 municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco alagoano. O workshop contou com a presença de autoridades importantes de todas essas cidades.

“O câncer de mama e de colo do útero ocupam, respectivamente, o 1º e o 3º lugar entre os tipos de cânceres que mais acometem mulheres. Nas ações de rastreamento é fundamental para assegurar as diretrizes vigentes, especialmente no que se refere às recomendações de população alvo. Tratar o câncer no início é primordial para melhores resultados”, explicou a coordenadora Municipal de Saúde da Mulher, Epoliana Garrote.

Atenção! Confira as faixas etárias que devem procurar as UBSs para agendar seus exames de investigação:

  • Mamografia – para mulheres com idade entre 50 e 69 anos;
  • Citologia – para mulheres com idade entre 24 e 64 anos.