Variedades

Mostra Sururu de Cinema Alagoano abre convocatória para sua 12ª edição 

14/10/2021
Mostra Sururu de Cinema Alagoano abre convocatória para sua 12ª edição 

Fotos: Vanessa Mota / Divulgação Mostra Sururu

Responsável por uma importante parcela de contribuição no crescimento do cenário local, a Mostra Sururu de Cinema Alagoano tem o papel de apresentar ao público muitas das obras que depois serão vistas por todo o país.

Não será diferente em 2021. O tradicional evento acaba de lançar a convocatória para as inscrições de sua 12ª edição, que precisou se adaptar à nova realidade trazida pela pandemia, porém sem perder sua capacidade de projetar os filmes e promover discussões sobre a cultura de Alagoas. Desta forma, esta edição será híbrida. Com atividades presenciais, mas a Mostra Oficial será online.

“Os festivais de cinema no mundo todo se adaptaram às condições possíveis para realização. Com a Sururu não foi diferente. Estamos preparando uma Mostra de Cinema Alagoano online e gratuita. E desta vez, teremos o alcance mundial que a internet possibilita. Em qualquer lugar do mundo o público poderá assistir ao nosso cinema. É uma grande oportunidade” explica Maysa Reis, uma das produtoras da mostra.

As inscrições devem ser feitas pelo endereço eletrônico www.mostrasururu.com.br, segundo os critérios do regulamento desta edição. Filmes realizados por alagoanos e finalizados nos últimos anos que ainda não foram exibidos nas edições da Sururu podem se inscrever.

Segundo Renah Berindelli, que também integra a equipe de produtoras da Sururu, a novidade desta edição ainda está por vir. “Este ano vamos realizar uma Sururu histórica. Com atividades formativas, mostra oficial e com uma surpresa que vai levar o cinema alagoano para os alagoanos. É um de nossos objetivos que o audiovisual chegue a mais pessoas e se desenvolva em estado”.

Esta edição também ficará marcada pela participação expressiva de mulheres na equipe de realização da Mostra Sururu. Além das produtoras responsáveis, as já citadas Maysa e Renah, temos Amanda Môa. Como também mais profissionais femininas executando atividades de curadoria, júri, produção, formação e ilustradoras que serão responsáveis pela identidade visual de 2021.

A Mostra Sururu de Cinema Alagoano é uma realização do Fórum Setorial do Audiovisual Alagoano com produção da Sambacaitá Produções e Incentivo do Prêmio Elinaldo Barros, através da Lei Aldir Blanc Alagoas.

 

MOSTRA ITINERANTE

Ainda esta semana a Mostra Itinerante da Sururu será lançada ao público. Desta vez, programações temáticas foram elaboradas pela produção com filmes que se inscreveram para participar da itinerância. São 5 sessões: Alagoas, Juventude, Diversidade, Meio Ambiente e Pedro da Rocha.

Para ter acesso às sessões, as instituições interessadas em realizar exibições devem preencher um cadastro no nosso site e se comprometer em realizar uma contrapartida simples. Pronto! Já estará apto a exibir o melhor do cinema alagoano!


SERVIÇO:

O quê: Inscrições para a 12ª edição da Mostra Sururu de Cinema Alagoano

Onde e quando: de 07 de outubro a 10 de novembro de 2021, por meio do site www.mostrasuru.com.br