Geral

Morre Paulo Lourenço, o palmeirense que fez história em Arapiraca com seu bar

14/10/2021
Morre Paulo Lourenço, o palmeirense que fez história em Arapiraca com seu bar

A região do Agreste perde uma de suas figuras mais cultas: Paulo Lourenço, o famoso Paulo do Bar.

Paulo Lourenço faleceu nesta quinta-feira (14), aos 89 anos. Ele estava internado há alguns dias no Complexo Hospitalar Manoel André (CHAMA), em Arapiraca.

Recentemente, Paulo havia sido diagnosticado com um câncer no esôfago. Ele já havia iniciado as sessões de radioterapia, mas devido a dificuldades para se alimentar e a fraqueza física, precisou ficar internado na unidade médica.

Nascido em Palmeira dos Índios, na Serra das Pias, Paulo foi morar na juventude em São Paulo, voltando para Alagoas após alguns anos, se radicando em Arapiraca.

Na cidade arapiraquense Paulo fundou um bar que levava seu nome e ganhou clientela por oferecer cerveja bem gelada e por seus petiscos, destacando-se a costela de porco.

Mas seu acervo de discos (em vinil) que encantava a todos no bar, ganhou notoriedade Brasil afora, tornando-se a maior discoteca de Alagoas. Além disso Paulo era um intelectual e debatia sobre os diversos temas do cotidiano com desenvoltura.

“Era raro você pedir uma música para o Paulo não tocar. Um papo excelente. Perdemos um notável”, conta o jornalista Vladimir Barros que frequentou por diversas vezes o bar.

Paulo era um dos mais importantes nomes da cultura da região e mais recentemente foi cognominado como “DJ do Agreste” em razão da suas coleção de discos.

O prefeito de Arapiraca Luciano Barbosa, que possui similaridades com Paulo Lourenço (nasceu em Palmeira, mas se radicou em Arapiraca) se pronunciou pelas redes sociais sobre a morte do amigo.

Veja a publicação:

O sepultamento será realizado nesta sexta-feira (15), a partir das 8h no cemitério Pio XII, no bairro Baixa Grande, em Arapiraca, no Agreste de Alagoas.

 

Câmara Municipal decreta luto pela morte do Paulo do Bar

O presidente da Câmara Municipal, Thiago ML, lamentou o falecimento do Paulo Lourenço da Silva, ex-proprietário do lendário Bar do Paulo.
Thiago ML, em nome de todos os vereadores e funcionários do Legislativo, expressou todo sentimento de pesar pelo falecimento do empreendedor e colecionador Paulo Lourenço, que faleceu na manhã desta quarta-feira, aos 89 anos. O presidente decretou luto no Legislativo pela morte do Paulo Lourenço, pai do servidor da Casa, Paulo Celso.

“Hoje os arapiraquense amanheceram tristes. Perdemos o Paulo do Bar. Cidadão ímpar, um grande humano, um homem simples e defensor de nossa cultura. Não há como esquecer os incontáveis momentos do Bar do Paulo, uma marca registrada na história de Arapiraca que completa 97 anos este mês. Foram quase quarenta anos no cenário da música, da gastronomia e do entretenimento de nossa cidade. Nesse momento de dor e saudade, quero deixar também minha mensagem de solidariedade aos seus familiares”, destacou o vereador Thiago ML.

 

 

Atualizada às 11:17h.