Alagoas

Em Sabatina, Maiorano mostra firmeza na defesa das prerrogativas da advocacia alagoana

27/10/2021
Em Sabatina, Maiorano mostra firmeza na defesa das prerrogativas da advocacia alagoana

Propositivo e com o conhecimento de quem trabalha há 25 anos como advogado trabalhista, Ednaldo Maiorano, que concorre à presidência da entidade na seccional Alagoas, participou nesta quarta-feira (27) de sabatina realizada pelos veículos de comunicação da Organização Arnon de Melo. Durante a entrevista, Maiorano abordou assuntos de interesse da categoria, apresentou as propostas da Chapa OAB Com Você, e disse que sua gestão a partir de 2022 representará um projeto de inovação e transformação da advocacia alagoana.

Entre as propostas apresentadas, estavam o desconto de 100% na primeira anuidade para jovens advogados; a construção de sede própria para a Caixa de Assistência, ampliando assim as ações de proteção e de auxílio aos advogados; o aprimoramento da atuação das comissões temáticas da Ordem; o fortalecimento e ampliação da OAB no interior, e a valorização e defesa irrestrita das prerrogativas de cada advogado e advogada.

“Quando um advogado ou advogada tem suas prerrogativas violadas, é a própria garantia dos direitos fundamentais que está sendo violada”, afirmou Maiorano. Segundo ele, sua gestão desenvolverá uma política cada vez mais consistente de respeito e proteção a esse direito inegociável da advocacia.

Atual presidente da Caixa de Assistência, Maiorano defendeu a aproximação da OAB junto às universidades e cursos de Direito em toda Alagoas, como forma de auxiliar estudantes a conhecerem mais e melhor a entidade e as políticas institucionais; a criação da Procuradoria de Defesa da Mulher Advogada, que contará com canal de denúncias próprio contra questões como assedio, violência à identidade de gênero e aos honorários profissionais.

Perguntado sobre a aceitação de sua campanha diante da categoria, Ednaldo Maiorano disse ser gratificante a receptividade que vem tendo, tanto no interior, como na capital. “Tem sido uma grande satisfação encontrar amigos e visitar a advocacia do Litoral ao Sertão de Alagoas”, enfatizou, ressaltando a equipe que compõe a Chapa OAB Com Você e os candidatos que concorrem às vagas do pleito nas subsecções do interior.

“Tenho muito orgulho desse time que construímos. Eu estou ladeado pela grande Manuela Gatto, minha vice-presidente, mulher combativa, aguerrida, inteligente e sensível. Professora que conhece muito o ambiente da academia e da advocacia e sabe das necessidades da categoria. Orgulho-me muito, ainda, de estar ao lado de grandes transformadores do ambiente institucional e da advocacia nos últimos tempos, os ex-presidentes Thiago Bonfim, Fernanda Marinela e o combativo, atual presidente, Nivaldo Barbosa”, declarou.

Maiorano lembrou ainda de seus colegas e candidatos concorrentes às vagas do pleito nas subsecções do interior como Daniel Fernandes em Arapiraca; Luciana Alves, em Penedo; Rogério Anacleto, em São Miguel dos Campos; Paula Sarmento, em União dos Palmares; Marcus Ribeiro e Agnes Cavalcante, em Palmeira dos Índios; Cristiane Guerra, em Delmiro Gouveia; e os colegas da região Norte de Alagoas.

O candidato detalhou a importância da boa relação com o Conselho Federal da Ordem para garantir o avanço de projetos e dignidade ao exercício pleno profissional. Sobre o atual cenário político, Maiorano afirmou que a OAB tem que se manter equidistante de situações partidárias, principalmente de condutas que tenham em algum grupo ou pessoa específica que use a instituição como plataforma de trampolim político. “A Ordem dos Advogados do Brasil deve primar pela defesa do estado democrático de Direito e pelas garantias e direitos fundamentais do cidadão. Essa é a bandeira permanente do sistema OAB, como guardiã da constituição”.

Ednaldo Maiorano afirmou que sua gestão terá como bandeira a valorização da jovem advocacia, com a implantação de offices aparelhados no projeto Nosso Escritório, que reformará a sede histórica da OAB no Centro de Maceió, garantindo dignidade ao profissional que poderá realizar audiências, reuniões e outros trâmites jurídicos dentro do prédio da Ordem, e defendeu processo transparente, ético e isonômico na escolha do futuro desembargador pelo critério do Quinto Constitucional.

Maiorano ainda fez um convite para que as pessoas entrem no site www.maioremanu.com.br, conheçam as propostas da Chapa 1 OAB Com Você e que a classe advocacia caminhe junto com Maior e Manu para uma Ordem cada vez mais inclusiva e que garanta representatividade legítima a todos advogados e advogadas.

AGENDA – A Chapa OAB Com você segue em diálogo com a advocacia de todo o estado. Na terça-feira (26), Maiorano e Manuela estiveram em Porto Calvo, num encontro com a categoria de todo o Norte de Alagoas. Na quarta, após a sabatina, os candidatos seguiram para São Miguel dos Campos, onde visitaram a sede da subsecção, e se mantêm atentos às necessidades e interesses dos advogados da região.