Geral

Dia D: Unidades Básicas de Saúde intensificam ações do Outubro Rosa

15/10/2021
Dia D: Unidades Básicas de Saúde intensificam ações do Outubro Rosa

No bairro Canaã, as usuárias participaram de palestras e foram agraciadas com sessão de beleza e autocuidado

A campanha de prevenção ao câncer de mama e de colo do útero segue a todo vapor em Arapiraca. De forma descentralizada, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) tem realizado ações em suas referidas comunidades, promovendo a Campanha Outubro Rosa.

Na UBS do bairro Canaã, as usuárias participaram de palestras e de sessões de beleza e autocuidado, com o foco em intensificar as ações de prevenção e garantir o acesso aos exames de investigação, como mamografia (para aquelas com idade entre 50 e 69 anos) e citologia (para aquelas com idades entre 24 e 64 anos).

A coordenadora de Saúde da Mulher, Epoliana Garrote, destacou a importância dos exames para identificar a doença.

“Esses exames são realizados durante todo o ano, de forma gratuita, mas devido à campanha nacional de prevenção ao câncer de mama e ao câncer de colo do útero, a convocatória se faz necessária. É muito importante salientar que a doença pode ser tratada, principalmente quando se descobre precocemente”, informou a enfermeira.

O evento também contou com a presença do padre Alexandre Rafael, responsável pela paróquia de Santo Antônio, e também do vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, e presidente do Conselho Local do Canaã, Daniel Nunes de Oliveira.