terça-feira, 30 de novembro de 2021

Notícias

In:

Casa de Passagem Familiar realiza oficina de jardinagem

Por Iara Alencar (estagiária)

A Casa de Passagem Familiar realizou com seus usuários uma oficina de confecção de mini jardins ecológicos. Enaltecendo a interação e valorização da capacidade individual para construir novos projetos, a ação foi realizada nesta semana. O equipamento da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) promoveu, principalmente, questões ambientais, mostrando a importância de utilizar materiais recicláveis como forma de decorar e ganhar dinheiro com a produção dos mini jardins.

Participaram da ação cinco famílias assistidas pela unidade, localizada no Centro

Usuários da Casa de Passagem Familiar participaram de oficina de mini jardins. Fotos: Ascom Semas

Marcando a retomada de atividades junto aos usuários da unidade de acolhimento institucional Roseane Farias, uma das facilitadoras da oficina, explicou que a dinâmica entre as famílias trabalhou o cuidado e a atenção no planejamento através da confecção dos mini jardins.

“Por intermédio da equipe técnica da Casa de Passagem Familiar e em parceria com os educadores sociais, a oficina sinalizou o retorno das ações em grupo com nossos usuários. Sabemos que a realidade em que se encontram é de vulnerabilidade social e o objetivo da dinâmica foi justamente promover a interação e socialização entre as famílias”, pontuou a assistente social.

Assistente Social, Roseane Farias, auxiliando os usuários da casa de passagem na construção dos projetos. Fotos: Ascom Semas


Como aparato de construção da capacidade de criação coletiva e individual, a oficina de jardinagem utilizou materiais acessíveis e recicláveis. Ao todo, cinco famílias participaram da ação, que promoveu, ainda, a identificação com novos trabalhos e a elevação da autoestima.

“Muitas das pessoas que estiveram presentes na oficina se sentem desvalorizados como ser humano, por isso buscamos trabalhar a construção de uma nova perspectiva de realidade. Por se tratar de um trabalho artesanal, trabalhamos a satisfação em realizar atividades com suas próprias mãos, além da possibilidade de vendas dos objetos. Cada família ficou com o seu vasinho e todos trabalharam para a construção de um maior que ficou para harmonizar a Casa”, finalizou Roseane.

A Casa de Passagem Familiar proporciona acolhimento provisório para famílias em situação de rua.


Compartilhe:

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *