Geral

Caixa Cultural oferece programação especial para o outubro rosa

18/10/2021
Caixa Cultural oferece programação especial para o outubro rosa

Atividades gratuitas unem arte e conscientização

CAIXA Cultural preparou uma programação especial para o Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização quanto às medidas de prevenção ao câncer de mama. Todos os anos, as fachadas das sete unidades da CAIXA Cultural se revestem de luzes rosas para lembrar a população sobre a necessidade de realizar o autoexame, medida que possibilita o diagnóstico e tratamento precoce da doença e aumenta as chances de cura.

Os espaços localizados em Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo também irão oferecer diversas atividades virtuais e presenciais, reforçando o alerta para as mulheres e sociedade em geral com relação ao diagnóstico precoce e prevenção do câncer de mama. A programação é gratuita.

Nos dias 20, 22 e 31 de outubro, acontecerá o encontro virtual Mulheres e a Pintura que apresenta ao público as obras de artistas mulheres do Acervo CAIXA e sua contextualização na história da arte da modernidade brasileira. A atividade acontece sempre às 19h e está disponível para todos os interessados com idade a partir dos 16 anos.  O encontro possibilita conhecimento teórico e reflexivo sobre artistas mulheres, reconhecendo a importância das artistas para a sociedade.

No dia 27, a atividade Diários Afetivos permite que as participantes entrem em contato com técnicas de colagem, desenho e encadernação para produzir artesanalmente um caderno que servirá para realizar seus registros pessoais. A oficina traz recursos da arteterapia para criar um espaço acolhedor, onde as participantes poderão explorar a própria sensorialidade por meio de uma experiência artística. 

O ateliê Símbolo Rosa – Estamparia ensinará a técnica de estamparia a partir da impressão em uma peça em tecido. A atividade tem como objetivo ampliar e sensibilizar o público sobre a importância da prevenção ao câncer de mama, bem como o acolher mulheres que enfrentam a doença. O foco é refletir sobre a saúde da mulher em suas diversas dimensões (física, mental e espiritual), a prevenção e o combate ao câncer de mama. A arte, com sua múltipla capacidade expressiva, une-se às iniciativas do Outubro Rosa para a criação de uma peça símbolo que será ferramenta de conscientização e propagação das iniciativas que reforçam a importância da prevenção.            

Encontros presenciais Outubro Rosa:

Confira a programação presencial que irá acontecer nos espaços da Caixa Cultural em Fortaleza, Recife e Rio de Janeiro:

  • CAIXA Cultural Fortaleza

As mulheres da capital cearense poderão participar da oficina Diários Afetivos, que acontecerá no dia 23, às 14h. A atividade presencial enfatiza as possibilidades de diálogo e será combinada com um tour guiado pela exposição inédita “IN-CORPORAÇÕES”, inaugurada recentemente na CAIXA Cultural.

  • CAIXA Cultural Recife

O público feminino da unidade da Caixa Cultural em Recife poderá participar presencialmente do ateliê Outubro Rosa: Medicina Preventiva e Arte. A oficina apresenta como os estudos médicos podem se valer da iconografia de artistas renascentistas clássicos para elucidar aspectos da prevenção do câncer de mama. Será realizada uma prática com desenho expressivo a partir das reflexões suscitadas.

  • CAIXA Cultural Rio de Janeiro

Na unidade carioca, mulheres a partir de 16 anos, atendidas por entidade(s) dedicadas ao tratamento do câncer de mama, terão dois horários no dia 29 de outubro participar da Oficina de Lenços para Adorno. Serão duas turmas: uma às 11 e outra às 14 horas, no Teatro CAIXA Nelson Rodrigues. As participantes conhecerão as possibilidades diversas de usos e customização de lenços para adorno, que valorizam e resgatam a autoestima de mulheres em tratamento quimioterápico

SERVIÇO:

OUTUBRO ROSA NA CAIXA CULTURAL

Programação Virtual

#MediaçõesCAIXACultural: Mulheres e a Pintura

Turmas: 20/10 (quarta), 22/10 (sexta) e 31/10 (domingo), sempre às 16h

Duração: 90min

Público: a partir de 16 anos

Modalidade: Online – Plataforma Teams

Inscrições gratuitas: https://linktr.ee/caixacultural

#AteliêVirtualCAIXA: Diários Afetivos

Turma única: 27/10 (quarta), às 14h

Duração: 90min

Público: a partir de 16 anos
Modalidade: Online – plataforma Zoom

Inscrições gratuitas: https://linktr.ee/caixacultural

 

#AteliêVirtualCAIXA: Símbolo Rosa – Estamparia
Turma única: 29/10 (quarta), às 14h

Duração: 90min

Público: a partir de 16 anos
Modalidade: Online – plataforma Teams

Inscrições gratuitas: https://linktr.ee/caixacultural

 

Programação Presencial

#AteliêCAIXA: Diários Afetivos

Turma única: 23/10 (quarta), às 14h

Duração: 90min

Público: a partir de 16 anos

Modalidade: Presencial
Local: CAIXA Cultural Fortaleza – Av. Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema

Inscrições gratuitas: https://gentearteirafo.com.br

#AteliêCAIXA: Outubro Rosa: Medicina Preventiva e Arte

Turma única: 28/10 (quinta), às 14h

Duração: 90min

Público: a partir de 16 anos

Modalidade: Presencial
Local: CAIXA Cultural Recife – Av. Alfredo Lisboa, 505 – Bairro do Recife

Inscrições gratuitas: https://gentearteirare.com.br

 

#AteliêCAIXA: Oficina de Lenços para Adorno

Turmas: 29/10 (quarta), às 11h e às 14h

Duração: 90min

Público: mulheres a partir de 16 anos

Modalidade: Presencial
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro CAIXA Nelson Rodrigues

Inscrições gratuitas: https://gentearteirarj.com.br