Geral

Assistência Social disponibiliza canais de atendimento para população em situação de rua

20/10/2021
Assistência Social disponibiliza canais de atendimento para população em situação de rua

O Serviço de Abordagem Social (Seas), da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), disponibilizou dois canais de atendimento para administrar as demandas de encaminhamento de pessoas em situação de rua aos serviços ofertados pela Prefeitura de Maceió. Os canais de atendimentos disponíveis ao cidadão são (82) 98882-8202 (WhatsApp) e o (82) 3312-5907.

O processo de verificação das necessidades imediatas de pessoas que se encontram em situação de rua acontece por meio de busca ativa das equipes de Abordagem Social, que orientam e procuram sensibilizá-los sobre os riscos pessoais e sociais de estar nas rua,  fazendo os devidos encaminhamentos.

Trabalho é realizado pelas equipes do Serviço de Abordagem Social. Cidadão pode acionar as equipes da Abordagem Social pelo 98882-8202(Whatsapp) e o 3312-5907

Através do Whatsapp 98882-8202, qualquer cidadão também pode repassar informações sobre famílias ou pessoas isoladas em situação de vulnerabilidade social nas vias da capital e acionar as equipes do Serviço de Abordagem Social, que estão preparadas para atender toda a demanda. Através do telefonema ou mensagem, as equipes especializadas recebem as informações e podem iniciar o trabalho de reinserção e encaminhamento social junto com as demais secretarias municipais.

A técnica de referência do Serviço de Abordagem Social, Sheyla Barros, explica que  por meio do levantamento de necessidades individuais, é feito o trabalho socioassistencial.

“As pessoas que estão em situação de rua, que possuem seus vínculos familiares rompidos e são de outros estados, o Seas faz a identificação e prontamente realiza a oferta dos serviços de acolhimento institucional. Verificada a inexistência do contágio por Covid, direcionamos esses indivíduos à Casa de Passagem Professor Manoel Coelho Neto e em caso de famílias, encaminhamos à Casa de Passagem Familiar”, pontuou Sheyla.

Casa de Passagem Professor Manoel Coelho Neto acolhe pessoas em situação de rua. Foto: Ascom Semas

Sheyla Barros ressalta ainda que o trabalho junto à comunidade incentiva o dever de acolhimento e empatia social em função de quem mais precisa.

“Para essas pessoas, a rua é o espaço de maior relevância. Queremos, por intermédio dos nossos serviços, ofertar um novo cenário de acolhimento. Dentro de nossas unidades esses indivíduos conseguem fazer a segunda via das documentações, fazer o encaminhamento para o aluguel social e inscrição no Cadastro Único (CadÚnico), para a inserção em programas sociais como o  Bolsa Família”, finaliza a técnica de referência.

Locais e horários de atendimento

O Serviço de Abordagem Social possui cinco equipes que funcionam nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) Jatiúca, Benedito Bentes, Santa Lúcia, Poço e Orla Lagunar de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h, com exceção dos feriados. Já os plantões do Seas, ocorrem de segunda à segunda, das 14h às 22h, exceto aos feriados.

É válido salientar que os plantões realizados pelo Seas baseiam-se na busca ativa nos lugares de maior incidência em toda a capital, atendendo a todos os territórios da Proteção Social Especial (PSE) da Semas.

Centro Pop I e II

Como equipamento socioassistencial, a Semas ainda conta com a integração de dois Centros de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop I e II). Nesses equipamentos, são ofertados serviços voltados à análise das fragilidades dos usuários, acompanhamento individual e grupal e encaminhamentos à rede socioassistencial e às demais políticas públicas, com foco na promoção dos direitos humanos e autonomia dessas pessoas.

A coordenadora Geral da Atenção à População em Situação de Rua, Renata Cavalcanti, explica que as unidades precisaram restringir as atividades devido à pandemia, mas que os atendimentos continuam sendo feitos mediante aos devidos protocolos sanitários.

O Centro POP 1 é um dos equipamentos que atendem a população em situação de rua. Foto: Ascom Semas

“De segunda à sexta-feira nossos serviços são ofertados nas unidades. Enquanto o Centro Pop I funciona das 8h às 13h, o Centro Pop II atende ao público das 8h às 16h. Ofertamos café da manhã, lanche e os usuários podem fazer sua higiene pessoal e lavar roupas. Infelizmente, por conta da pandemia, estamos estudando a retomada de palestras educativas, rodas de conversas e trabalhos em grupo pensando no serviço mais confortável e digno aos nossos usuários” concluiu a coordenadora.

Para mais informações, os interessados podem contatar os seguintes canais de atendimento: Centro Pop I por meio do número 3312 5931 e Centro Pop II, através do 3312-5932.