Alagoas

Abertas inscrições para trabalhos acadêmicos no 11° Encontro de Cinema de AL

11/10/2021
Abertas inscrições para trabalhos acadêmicos no 11° Encontro de Cinema de AL

Evento faz parte do Circuito Penedo de Cinema e os interessados têm até 1º de novembro para submeter artigos pela internet

Braço acadêmico do Circuito Penedo de Cinema, o 11° Encontro de Cinema de Alagoas abriu as inscrições de trabalhos para apresentação oral na edição 2021. Os interessados têm até 1º de novembro para se inscreverem por meio do formulário disponibilizado no perfil do evento no Instagram. A lista com os selecionados será divulgada no dia 10 de novembro, no site e nas redes sociais do Circuito, que este ano acontece de 22 a 28 de novembro.

Cada trabalho poderá ter a participação de, no máximo, três autores e cada participante pode inscrever até dois trabalhos acadêmicos. Para mais informações basta acessar o edital completo disponível também no Instagram do Circuito.

O Encontro de Cinema de Alagoas difunde pesquisas sobre a produção cinematográfica e reúne pesquisadores, professores e realizadores do audiovisual em torno de uma programação com oficinas, minicursos e palestras. A proposta é possibilitar um espaço de valorização e aproximação de diferentes agentes da cadeia audiovisual, com o objetivo de incentivar avanços significativos na área e contribuir para a produção de conhecimento.

Os trabalhos que forem apresentados durante o Encontro, no dia 27 de novembro, em formato on-line, poderão ser publicados em um número especial da revista eletrônica Extensão em Debate, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

“O Encontro é a janela aberta do Circuito Penedo para discutir questões relevantes para o cinema e a sociedade, além das políticas públicas para o setor, seja em âmbito regional, seja em nível nacional. O evento tem se colocado como um espaço de articulação dos diversos segmentos do audiovisual”, afirmou uma das produtoras do Circuito, Karlinne Cordeiro.

Sobre o Circuito Penedo

Ano após ano, o Circuito se reinventa e busca abrir espaço para novas discussões, sempre reafirmando seu papel como instrumento para olhares e perspectivas sobre o vasto patrimônio audiovisual alagoano e nacional, em diálogo com a educação. Durante sete dias, a cidade histórica de Penedo recebe uma programação intensa e gratuita. Com a execução também digital do Circuito, além dos filmes disponibilizados no site do evento, debates, rodas de conversa e oficinas passam a acontecer em formato on-line. O programa engloba ainda a exibição de longas-metragens brasileiros e uma retrospectiva da Mostra Sururu de Cinema Alagoano.

O festival se apresenta como lugar de resistência e luta diante das situações adversas para o campo da cultura no país. É nesse contexto de reafirmação do cinema nacional, de suas produções e da empregabilidade promovida pelo setor que o evento se faz ainda mais importante.

O Circuito, composto por três festivais competitivos, mostras não-competitivas e pelo 11º Encontro de Cinema de Alagoas, é uma realização do Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS), da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com patrocínio do Comitê da Bacia Hidrográfica (CBHSF), da Prefeitura de Penedo e do Sebrae Alagoas.