Geral

Setembro Amarelo: live abordará fatores de risco associados à Covid-19

06/09/2021
Setembro Amarelo: live abordará fatores de risco associados à Covid-19

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) da Secretaria Municipal de Saúde realiza na próxima quinta-feira (9) a live “A Covid-19 e os fatores de risco para o suicídio”. A abordagem integra a programação do Setembro Amarelo, voltado à conscientização da população para a adoção de atitudes e práticas de promoção à saúde mental e prevenção do suicídio. A live será transmitida às 19h pelo canal do Youtube da Prefeitura de Maceió e é dirigida ao público em geral.

Promovida pelo Cerest Maceió, live será transmitida na próxima quinta-feira (09) às 19h

A live terá como palestrantes a psicóloga e escritora Wilzacler Rosa e Silva Pinheiro e a assistente social Maria Rozali da Costa, com mediação de Karoline Félix Accioly, psicóloga do Trabalho no Cerest Maceió. De acordo com Karoline Accioly, a pandemia potencializa fatores de risco à saúde mental. “A Covid-19 tem um efeito estressor coletivo, pois representa uma ameaça à saúde, à situação econômica, ao adoecimento e à morte de familiares e amigos”, explica. “Além disso, a prática do distanciamento social aumentou as chances de desenvolvimento de depressão e ansiedade, formando um quadro com elevados riscos psicossociais para o suicídio”.

Ela afirma que o painel chamará a atenção para a identificação de sinais de alerta e fatores de risco para o suicídio e apontará os mecanismos de atenção à saúde mental para auxiliar as pessoas que precisam de ajuda.

“Pensamentos e sentimentos de querer acabar com a própria vida podem ser insuportáveis, mas existe ajuda disponível, tanto para a pessoa com ideações suicidas quanto para seus familiares, que devem entrar em contato com os serviços de suporte e apoio à prevenção. No próximo dia 10, Dia Mundial de Combate ao Suicídio, vamos trabalhar a #todavidaimportanadvs, como forma de sensibilização do público interno e vamos amplificar essas informações para o público, em geral, durante a live”, informa a psicóloga.

Setembro Amarelo

Em 2021, a campanha Setembro Amarelo tem como título “Setembre-se o ano inteiro. Onde tiver vida, terá solução. Você não está só”. A programação intensifica os debates em torno da prevenção do suicídio, buscando apresentar aos maceioenses os serviços e redes disponíveis na Atenção Psicossocial do Município.

As palestrantes

Wilzacler Rosa e Silva Pinheiro é psicóloga, doutoranda em Psicologia Cognitiva, mestre em Psicologia, especialista em Neuropsicologia e Saúde Mental. É autora dos livros “Comportamento Suicida na Escola” e “Comportamento suicida e o acolhimento das suas expressões”.

Maria Rozali da Costa é assistente social, pós-graduada em Gestão e Controle Social de Políticas Públicas. Atualmente é técnica da Gerência de Vigilância das Doenças e Agravos Transmissíveis e Não Transmissíveis da Coordenação Geral de Epidemiolgia – Diretoria de Vigilância em Saúde na área Técnica de Vigilância das Violências e Acidentes.

Karoline Felix da Silva Moura Accioly é psicóloga com MBA em Gestão de Pessoas e pós-graduação em Psicoterapia Cognitiva-Comportamental. Atualmente Psicóloga do Trabalho no Cerest Regional Maceió.