Alagoas

Museus universitários são o foco do 4º Encontro Cultura e Ipes

24/09/2021
Museus universitários são o foco do 4º Encontro Cultura e Ipes

Evento virtual chega à 4ª edição e promove debate sobre políticas culturais para essas instituições. Créditos: Ascom Ufal

Em sua quarta edição, o Encontro Cultura e Instituições Públicas de Ensino Superior (Ipes) volta-se para os Museus Universitários e suas relações com as políticas culturais das Ipes. Será no próximo dia 5 de outubro, a partir das 14h, com transmissão pelos canais do Youtube Ufal Oficial e Proex Ufal. O evento, totalmente virtual, integra as comemorações dos 60 anos da Ufal e faz parte de uma série de ações que visam a construção de uma política cultural para a instituição.

Os Museus Universitários são um tipo particular de instituição cultural a serviço do desenvolvimento da comunidade intra e extra acadêmica. Esses equipamentos conservam, pesquisam, divulgam e expõem parte do patrimônio da humanidade e seu meio ambiente, entre outras atividades.

A programação contará com a conferência O Perfil das Coleções e Museus Universitários no Brasil, do professor Maurício Cândido da Silva, coordenador técnico do Museu Histórico e do Museu de Anatomia Veterinária da USP e membro do Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus. Também haverá uma mesa com o tema Museus universitários da Ufal: importância e contribuição no contexto das ações culturais, com as museólogas Tatiana Almeida, da Pinacoteca Universitária; e Hildênia Oliveira, do Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore (MTB), e com os professores Jorge Luiz Lopes, coordenador do Museu de História Natural (MHN) e Kinsey Pinto, coordenador da Usina Ciência.

A proposta é buscar proporcionar uma discussão sobre demandas locais dentro do contexto nacional, no sentido de debater a importância das ações desenvolvidas nos museus universitários de maneira articulada e estruturada, por meio de políticas culturais. O roteiro terá ainda apresentação dos produtores culturais da Ufal, Jorge André Silva e Nicolle Freire e mediação da museóloga do MHN, Cíntia Rodrigues, e da produtora cultural Anna Rodrigues.

O Encontro Cultura e Ipes é uma realização da Produção Cultural da Coordenadoria de Assuntos Culturais (CAC) da Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e será realizado de forma on-line, gratuita e aberta a toda a comunidade acadêmica e à sociedade em geral. Haverá certificação para os que participarem de forma síncrona.

Programação

14h00 – Abertura e informes

14h15 – Conferência de abertura: O Perfil das Coleções e Museus Universitários no Brasil

Convidado: Maurício Cândido da Silva, coordenador técnico do Museu Histórico e do Museu de Anatomia Veterinária da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP; Membro do Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus;
Mediadora: Cíntia Rodrigues, museóloga do MHN da Ufal

14h45 – Debate

15h – Mesa: Museus universitários da Ufal: importância e contribuição no contexto das ações culturais

Convidados: Jorge Luiz Lopes, coordenador do MHN da Ufal; Hildênia Oliveira, museóloga do MTB da Ufal; Tatiana Almeida, museóloga da Pinacoteca da Ufal; Kinsey Pinto, coordenador da Usina Ciência da Ufal;
Mediadora: Anna Rodrigues, produtora cultural da Ufal

16h – Debate

Serviço

O quê: 4º Encontro Cultura e Instituições Públicas de Ensino Superior
Tema: O Papel dos Museus nas Ipes: Políticas Culturais para Museus Universitários
Quando: 5 de outubro (terça-feira)
Horário: a partir das 14h
Transmissão: pelos canais do YouTube: Ufal Oficial e Proex Ufal.
Realização: CAC/Proex/Ufal