Artigos

Mercado Financeiro

25/09/2021
Mercado Financeiro

Dentre as homenagens recebidas em minha passagem como professor de Economia no Cesmac (mais de duas décadas), destaco a da Turma “ C”, 5º Período, de Direito – dezembro-2003 – no antigo Colégio Guido. “ O que sagra a Economia é o trabalho. Ela não seria respeitável e santa, se não bebesse dessa fonte”. Rui Barbosa, Águia de Haia.

Especializei-me em Planejamento Governamental pela Sudene. O então diretor geral do Cesmac, Professor Emérito, José Damasceno de Lima,  criara o curso de Ciências Econômicas e, portanto, convidou-me a lecionar Economia do Setor Público, Formação Econômica do Brasil, Ética Profissional dentre outras disciplinas. Experiência fantástica na Instituição pioneira de Ensino Superior fundada pelo inolvidável Pe. Teófanes de Barros, maior Educador das Alagoas.

Fui recipendiário do valoroso livro-texto denominado de Mercado Financeiro, editado pela Atlas, do Doutor em Administração de Empresas (Finanças), pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Alexandre Assaf Neto. Palestrante internacional com vários livros editados em inglês, francês e italiano.

O autor, por sua vez, apresenta uma plataforma de aprendizado destacando o mercado financeiro e de capitais. Responde às questões e; ao mesmo tempo, dissipa dúvidas a estudantes e profissionais das áreas concernentes: Como funcionam os mercados financeiros; Qual sua participação e importância no desenvolvimento da economia e no contexto de seus diversos agentes; Como são avaliados os instrumentos financeiros negociados no mercado; Como são tomadas as decisões financeiras e estabelecidas as estratégias de investimentos; Como utilizar os mercados financeiros e de capitais na gestão de risco.

No conteúdo programático, vê-se a abrangência maior no que diz respeito a Intermediação Financeira; Políticas Econômicas, Sistema Financeiro Nacional; Organismos financeiros internacionais, Banco Mundial; Mercados Financeiros, Mercados de Capitais; Riscos das Instituições Financeiras, Mercado de Renda Fixa; Yield to Maturity, Duration, Mercado Primário de Acões, Mercado Secundário de ações, Risco, Retorno e Mercado, Seleção de Carteiras e Teoria de Markowitz.

Dir-se-ia que o livro em epígrafe, tem fundamentos teóricos e avaliações no próprio texto, trata-se de uma obra apropriada a estudantes de graduação, pós-graduações no mercado moderno financeiro. Ademais, têm exercícios resolvidos e propostos a fim de sedimentar o aprendizado dos consulentes. Recomendo, pois, a aquisição de um trabalho acadêmico completo.