Alagoas

Memorial Pontes de Miranda lança documentário “Vozes da Pandemia – Perdas e Recomeços”

23/09/2021
Memorial Pontes de Miranda lança documentário “Vozes da Pandemia – Perdas e Recomeços”

Programação é alusiva à 15ª Primavera do Museus; vídeos com depoimentos foram realizados em parceria com a Ufal e arquivo da Cúria Metropolitana de Maceió.

O Memorial Pontes de Miranda, centro de memória do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL), lançou nesta quarta-feira (22/9), o documentário “Vozes da Pandemia – Perdas e Recomeços”. Dividido em quatro vídeos, o material integra a programação do MPM na 15ª Semana Primavera dos Museus – ação educativa realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) no período de 20 a 26/9, que visa fomentar iniciativas culturas de diversos museus do país.

No documentário constam depoimentos selecionados por meio do Projeto de Extensão dos cursos de graduação e pós-graduação em História da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), coordenado pelo Centro de Pesquisa e Documentação Histórica (CPDHIS), em parceria com o Memorial do TRT e com o arquivo da Cúria Metropolitana de Maceió (ACMM).

Os vídeos, disponíveis no canal do TRT/AL no Youtube , têm a finalidade de documentar e produzir fontes para pesquisas futuras sobre a pandemia da covid-19 e seus impactos em diversos setores da sociedade alagoana. Também pretendem documentar o tempo presente, como proposta de construção de um acervo documental que alcançe diversos setores da sociedade, indo além do espaço da pesquisa, ouvindo, analisando e problematizando os testemunhos de diversos segmentos da coletividade, dentro de uma perspectiva plural.

Segundo o servidor do MPM Oswaldo Zaidan, nos vídeos há relatos de perfis distintos expondo as situações vivenciadas por cada um, suas incertezas, seus estranhamentos, suas adequações e suas reflexões em virtude da emergência sanitária pela disseminação da covid-19. “Tudo visando o resguardo de narrativas contextualizadas na pandemia para conhecimentos como fontes de pesquisas”, pontuou.

De acordo com o professor Anderson Almeida, do departamento de História da Ufal, a intenção do documentário é de que vá além da função de ouvir e documentar o presente, mas sobretudo que possa contribuir para a elaboração de políticas públicas em contextos de crises sociais. Segundo a professora Clara Fernandes, da disciplina História Oral da Ufal, os depoimentos ultrapassam os muros da pandemia. “São falas identificadas por medos, mas especialmente, por esperanças, que refletem a coletividade social”, afirmou.

15ª Primavera dos Museus – Evento que acontece entre os dias 20 e 26 de setembro de 2021. Para a temporada deste ano, um total de 685 museus participantes e 1760 eventos cadastrados. Ao todo, 296 cidades de 25 estados vão participar de atividades como show, teatro, seminário, exposição, cinema, visita mediada, debate, lançamento de livro, workshop, festival, entre outras.

Visitação Memorial – No retorno ao trabalho presencial, o Memorial está funcionando às segundas, quarta e sextas, das 9h15 às 12h15 e das 13h às 14h30. Em função da pandemia, o MPM definiu a capacidade de recebimento de visitantes em grupos com até cinco pessoas. Os agendamentos podem ser realizados pelo telefone (82) 2121-8122 ou pelo e-mail [email protected], com antecedência mínima de 24 horas do dia da visitação. O Memorial segue todas as medidas sanitárias necessárias para proteção dos visitantes.

ASSISTA AQUI OS VÍDEOS.