Geral

Hemoal Arapiraca promove, neste sábado (18), coleta de sangue na Igreja Santa de Jesus Cristo

18/09/2021
Hemoal Arapiraca promove, neste sábado (18), coleta de sangue na Igreja Santa de Jesus Cristo

Templo religioso está localizado na Rua Benjamin Freire, no bairro Brasiliana, na capital do Agreste. Para se candidatar à doação de sangue é necessário estar de máscara, ter peso igual ou superior a 50 quilos e idade entre 16 e 69 anos. Foto: Carla Cleto

Além de abrir neste sábado (18) até às 17h, a Unidade Arapiraca do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) promove coleta de sangue na Igreja Santa de Jesus Cristo. O templo religioso, que fica localizado na Rua Benjamin Freire, no bairro Brasiliana, na capital do Agreste, que recebe voluntários desde as 7h e irá receber até as 16h.

Além dos fiéis, podem se candidatar à doação de sangue todos os moradores de Arapiraca e dos municípios vizinhos. O Hemoal Arapiraca fornece sangue para as unidades hospitalares da II Macrorregião de Saúde, formada por 46 municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco.

Segundo a supervisora do Hemoal Arapiraca, assistente social Aurélia Fernandes, a coleta externa deste sábado (18) tem o propósito de facilitar o acesso dos arapiraquenses e da população do Agreste à doação de sangue. “Muitas pessoas não dispõem de tempo para doar sangue nos dias úteis e, por isso, levaremos nossa unidade móvel para a Igreja Santa de Jesus Cristo”, salientou.

Maceió – Mas os voluntários da capital alagoana e dos municípios da I Macrorregião de Saúde, também podem se candidatar à doação de sangue neste sábado (18). Para isso, basta se deslocarem até o Hemoal Maceió, situado no bairro Trapiche, que atende das 7h30 às 17h.

Além de atender a demanda espontânea, o Hemoal Maceió vai sediar a Campanha de Doação de Sangue promovida pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) regional Alagoas. A ação acontece em alusão ao Dia do Ortopedista, celebrado no domingo (19).

“Com o apoio da SBOT Nacional, a SBOT Alagoas realiza a campanha #NossaUniãoFazADiferença, com o objetivo de incentivar a doação de sangue. “Nessa época tão difícil que estamos passando, resolvemos unir esforços para ajudar a quem necessita”, disse o presidente da regional Alagoas, médico Raimundo Araújo.

Critérios – Para se candidatar à doação de sangue é necessário estar de máscara, ter peso igual ou superior a 50 quilos, idade entre 16 e 69 anos, além de portar um documento de identificação com foto. No caso dos menores de 18 anos, é imprescindível estar acompanhado dos pais e portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis.

Há impedimento para as pessoas que tenham contraído hepatite após os 11 anos de idade, além de sífilis, Aids e doença de Chagas. No caso das gestantes e lactantes, é proibida a doação. Para repetir o ato, os homens devem respeitar um intervalo de dois meses e as mulheres ficam impedidas durante três meses.

No caso das pessoas que tomaram as vacinas contra a Covid-19, também deve ser respeitado um intervalo para se candidatar à doação de sangue. Se o voluntário tomou a CoronaVac, o intervalo é de 48 horas após cada dose; já quanto a AstraZeneca, Pfizer e Jassen, o ato de doar sangue só pode ser realizado após o sétimo dia do recebimento da vacina, seja para a primeira ou a segunda dose.