Cidades

Em ação integrada, Secretaria de Saúde intensifica atividades de combate ao mosquito da Dengue

22/09/2021
Em ação integrada, Secretaria de Saúde intensifica atividades de combate ao mosquito da Dengue

Em parceria com outras secretarias, os moradores foram conscientizados e auxiliados nas demandas de infraestrutura e meio ambiente. Fotos: Wellington Alves

A Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está intensificando o combate ao mosquito Aedes Aegypti. Nesta segunda (21) e terça-feira (22), as equipes foram direcionadas para grandes ações no conjunto Gislene Matheus e Massagueira. Em parceria com outras secretarias, os moradores foram conscientizados e auxiliados nas demandas de infraestrutura e meio ambiente.

As ações iniciadas nas comunidades, de maneira pontual, são frutos de uma parceria entre as Secretarias de Infraestrutura, Meio Ambiente e Saúde. Segundo a Secretaria de Saúde, as comunidades escolhidas como ponto central das ações são as que apresentam a maior necessidade de apoio, por isso foram realizadas coletas seletivas, recolhimento de entulhos, além da conscientização e fiscalização das residências.

Os agentes comunitários de Saúde e Endemias já realizam um trabalho de acompanhamento por todo o município. A ação vem para intensificar os resultados obtidos até o momento, tendo as parcerias como um diferencial positivo. Na ação, foram recolhidos 250kg de lixo reciclável que diminuirão o aumento dos focos do mosquito. Além das equipes, o carro “Fumacê” está passando nas comunidades emitindo baixas doses de agrotóxicos que impedem a proliferação do mosquito.

Em parceria com as escolas da comunidade, os alunos foram instruídos pela equipe da Secretaria de Estado da Saúde (SESAU/AL) quanto ao mosquito e como prevenir. Através do Programa Saúde na Escola, as intervenções educativas continuam com a expectativa de tornar as crianças pequenas fiscais em favor do bem estar de todos que as cercam.

A secretária de Saúde, Tânia Queiroz, explica que as ações continuarão nas próximas semanas para combater o mosquito, prevenir e tratar as doenças causadas. Ela salienta a importância da conscientização da comunidade, sendo a prevenção considerada o melhor caminho para minimizar as maiores consequências que o mosquito pode causar.

“A parceria da população nesta luta é fundamental. Estamos indo à comunicada, pois sabemos que juntos vamos mais longe. Numa parceria integrativa com outras Secretarias, vamos alcançar os resultados esperados e derrotarmos o mosquito. Esperamos que as comunidades continuem atentas ao descarte de lixo, locais com água parada e também deixem as portas e janelas abertas enquanto o carro da fumaça passar nas ruas. Com o envolvimento todos vamos otimizar o trabalho, mantendo a saúde de todos” declara Tânia.