Geral

Diteal anuncia dias e horários de visitas guiadas aos Teatros Deodoro e de Arena Sérgio Cardoso

14/09/2021
Diteal anuncia dias e horários de visitas guiadas aos Teatros Deodoro e de Arena Sérgio Cardoso

Visitantes podem conhecer espaços e histórias das casas de espetáculos às terças e quintas-feiras, às 10h, 11h, 14h e 15h

O Centro de Maceió possui um circuito cultural repleto de belezas, riquezas e histórias. Entre essas preciosidades, estão os Teatros Deodoro e de Arena Sérgio Cardoso, na Praça Marechal Deodoro. Quem quiser conhecer os espaços e a história dessas casas de espetáculos vai encontrar as portas abertas em dias e horários específicos para os visitantes.

A Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal) disponibiliza uma equipe de monitores para visitas guiadas aos teatros às terças e quintas-feiras em quatro horários: às 10h, 11h, 14h e 15h. A visita é gratuita e limitada a 20 pessoas por vez, que é um dos vários cuidados tomados como forma de prevenção e combate à Covid-19.

“É com muita alegria que convidamos o público a fazer um passeio pelo nosso circuito cultural para conhecer a história, as belezas e as riquezas do Teatro Deodoro e de seus anexos. Estamos tomando todos os cuidados que o momento exige com a pandemia para recebê-los com segurança. Venham, a casa é nossa”, concluiu a diretora-presidente da Diteal, Sheila Maluf.

Vale destacar que para os grupos de escolas e instituições sociais, é necessário agendar a visita por telefone (82) 98884-6885 e 3315-5560, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Para as visitas espontâneas, basta o visitante chegar ao complexo, dar seu nome e, assim que fechado um grupo, a visita será realizada.

O centenário Teatro Deodoro é um dos patrimônios histórico-culturais mais importantes de Alagoas. O seu anexo e quase “cinquentão”, Teatro de Arena Sérgio Cardoso também possui grande relevância no cenário artístico e cultural do estado. Muito além de tijolos, cimento e outros materiais, esses dois espaços são feitos de histórias e pessoas, que são a essência do teatro.

Por conta da pandemia da Covid-19, todo o complexo do Teatro Deodoro passou por um período de um ano e cinco meses sem receber visitas presenciais, por conta das medidas de segurança, migrando para as ações virtuais com o objetivo de continuar propagando a arte e a cultura de Alagoas.

“Disponibilizar ao público em geral uma agenda para as visitas presenciais e monitoradas é preencher uma lacuna, na qual os interessados poderão também conhecer com mais profundidade o nosso templo artístico principal e suas instalações, arquitetura e história, aproximando ainda mais o público do palco oficial do estado, que esse ano completa 111 anos de arte” completa o gerente artístico e cultural da Diteal, Alexandre Holanda.

Como disse uma vez Jean Barrault “o teatro é o primeiro soro que o homem inventou para se proteger da doença da angústia.”