Geral

Covid-19: Saúde reforça necessidade de cuidados preventivos no feriado

06/09/2021
Covid-19: Saúde reforça necessidade de cuidados preventivos no feriado

O feriado do dia 7 de Setembro traz a necessidade de reforçar as medidas de enfrentamento à Covid-19. Apesar da queda no número de casos da doença ocasionada pelo ritmo acelerado da vacinação em Maceió, a Secretaria Municipal de Saúde alerta para o fato de que a pandemia continua e, por isso, os cuidados ainda são extremamente necessários, principalmente nos momentos de lazer.

O infectologista do Bloco I do PAM Salgadinho, Renee Oliveira, fala sobre a situação atual da doença na cidade e os motivos pelos quais a população deve manter as medidas para barrar o contágio pelo vírus.

“É importante que as pessoas estejam conscientes de que, apesar de estarmos avançando rapidamente na imunização, a cobertura vacinal de Maceió ainda está baixa, o que nos coloca em situação de desvantagem frente ao vírus. Outro ponto que torna imperativa a manutenção dos cuidados preventivos é o surgimento das novas variantes com maior poder de transmissibilidade ocorrido nos últimos meses”, destaca o médico.

Infectologista recomenda intensificação de medidas protetivas no feriado. Foto: Internet

O médico pontua que muitas transmissões vêm ocorrendo durante encontros familiares que ocorrem, na maior parte das vezes, em fins de semana e feriados e, por isso, recomenda a manutenção dos cuidados, mesmo em ambiente familiar.

“Precisamos cuidar dos nossos familiares, principalmente se houver, entre eles, idosos que tomaram a vacina no início do calendário de imunização e podem, com o passar de todo esse tempo, estar perdendo a eficácia do imunizante em seu organismo”, alerta.

Como dicas para aproveitar o feriado sem deixar as recomendações de lado, o infectologista sugere que o bom senso seja sempre colocado em primeiro lugar e que as pessoas mantenham os cuidados necessários à proteção contra a Covid-19.

“Sabemos que as pessoas precisam de momentos de lazer e isso é muito saudável, mas pedimos que usem sempre o bom senso para continuarmos caminhando rumo ao controle da transmissão do vírus. Evitem ir a festas com elevado número de convidados, usem máscara, pratiquem o distanciamento social, higienizem as mãos com frequência e, é claro, estejam com a vacinação em dia. Medidas simples que estão ao alcance de todos e que podem nos levar a vencer com mais rapidez a luta contra a Covid-19”, explica Renee Oliveira.