Geral

Morte e renascimento no cotidiano em pandemia através da solitude são temas do próximo episódio de websérie do Grupo Claricena

10/08/2021
Morte e renascimento no cotidiano em pandemia através da solitude são temas do próximo episódio de websérie do Grupo Claricena

Curta-metragem intitulado ‘Para Nascer’ retrata uma mulher em período de pausa tentando, a partir de suas emoções e fluxo de pensamentos, nascer todos os dias em meio ao isolamento social. Projeto é uma homenagem aos cem anos de Clarice Lispector

Um corpo estático observa a inquietante e efervescente caminhada humana. A banda passa do lado de fora com seus cantares de proteção contra um inimigo invisível. Vários inimigos visíveis representantes do poder tentando ganhar pelo cansaço: como diria a poeta “eles querem nos vencer pelo cansaço”. O corpo continua parado, mas borbulhando ensimesmado ciente de que mesmo que esse mesmo corpo pare em meio ao abismo ele sempre vai estar se preparando para a guerra. O corpo morre, nasce, renasce, se transforma, morre novamente nascendo.

Este mesmo corpo habita o próximo episódio da websérie “Sobreviver é a salvação pois parece que viver não existe”, do grupo de teatro Claricena, que será transmitido nesta terça-feira (10), às 19h, no IGTV do Instagram @grupoclaricena.

“Neste episódio, o minimalismo está mais presente na estética e fotografias. As abstrações são reveladas em uma composição que segue o fluxo da respiração e espaço de meditação em meio a rotina cotidiana do ser em isolamento social. Construímos uma paisagem audiovisual que seja capaz de exteriorizar de forma simples e objetiva a potência da mente em criar impulsos necessários para fazer nascer a vontade de prosseguir sobrevivendo, apesar de tudo”, explicou o diretor da websérie, Anderson Vieira.

Intitulado “Para Nascer”, o episódio retrata uma mulher que está em um período de pausa e transformação interna tentando nascer morrendo todos os dias por meio do silêncio pulsante de si mesmo em isolamento social. A partir das emoções e fluxo de pensamentos, a narrativa impulsiona o corpo dessa mulher a encontrar na solitude a força para nascer a vida. O curta tem como inspiração alguns trechos do livro O Lustre, escrito por Clarice.

Segundo a atriz Gessyca Geyza, o processo de construção das imagens girou em torno das sensações que o corpo dela sentia no momento, e de forma muito íntima. Ela conta que quando estava parada, percebia com maior profundidade que tudo estava se movendo, pulsando, nascendo, como numa espécie de polaridade. O artista Nereu Ventura ficou responsável pela fotografia do filme.

“No início, todas as imagens que eu visualizava como próximas às sensações que estavam habitando meu corpo no momento, me apareciam de forma muito íntima. Muito de perto. Respiração, pele, micromovimentos. Acredito que o que mais ganhou espaço no EP foi realmente a necessidade de respirar. De silenciar. De ultrapassar os estados de paralisia”, disse a atriz.

Desde 2013, o grupo Claricena vem desenvolvendo nos palcos do teatro laboratório cênicos em Alagoas que testam os limites do corpo e pensamentos permeados pelas obras da escritora Clarice Lispector. O grupo realiza produções autorais, e atualmente tem núcleos em Pernambuco e em São Paulo. No currículo estão as peças “Espectro: A pecadora queimada e os anjos harmoniosos”, que é a única peça de teatro escrita por Lispector; a “Granja dos Corações Amargurados”; o “Adeus, Clarice!”, a websérie “SOBREVIVER”, e a peça realizada no WhatsApp, “Tenho Fome”.


SERVIÇO

Grupo Claricena
“Sobreviver é a salvação pois parece que viver não existe”
Episódio 08 – Para Nascer
Data: 10 de agosto de 2021
Horário: 19h
Local: IGVT do Instagram @grupoclaricena, página do Facebook e no canal do YouTube
Ingressos: Exibição gratuita, sem arrecadação financeira