Geral

Diteal promoveu Oficina de Iluminação Cênica com Edner Careca destinada a parceiros da instituição

18/08/2021
Diteal promoveu Oficina de Iluminação Cênica com Edner Careca destinada a parceiros da instituição

Participantes puderam aprender técnicas para produções no palco e no audiovisual

Com 37 anos de atividades no Teatro Deodoro e um vasto currículo com participações em espetáculos e produções audiovisuais locais e nacionais, o técnico em iluminação, Edner Careca, compartilhou seu conhecimento e experiências com os participantes da Oficina de Iluminação Cênica, promovida pela Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal), nos dias 09, 10, 16 e 17 de agosto, no Teatro de Arena Sérgio Cardoso, anexo ao Deodoro, no Centro de Maceió.

Foi a 5ª edição da oficina ministrada pelo Careca, em parceria com a Diteal. Desta vez, as vagas foram direcionadas para parceiros na realização de projetos com a instituição. Os participantes puderam aprender teoria e prática sobre as técnicas de iluminação no palco e nas câmeras.

“É sempre gratificante poder proporcionar oportunidade para que os nossos parceiros ampliem o conhecimento na área. O Careca é um grande profissional, que vem se dedicando ao longo dos últimos anos, além dos espetáculos, no repasse do saber. Parabenizamos ao Careca e agradecemos aos participantes”, pontuou a diretora-presidente da Diteal, Sheila Maluf.

Para o gerente artístico e cultural da Diteal, Alexandre Holanda, a realização da oficina reafirma o compromisso da instituição com as ações formativas. “Um espetáculo conta com grandes profissionais que nem sempre estão no palco. A Diteal busca com frequência criar oportunidades para ações formativas que fomentem o amadurecimento técnico dos profissionais das coxias. A Oficina de Iluminação Cênica, com Edner Pimentel, já em sua 5ª edição, trouxe mais uma vez um grupo de interessados na criação de luz para um espetáculo e isso é garantia de maior qualidade na produção artística local, além, de possibilitar que o conhecimento seja repassado para outras gerações, conclui.

De acordo com o Careca, foram passados conceitos de criação e técnicas de montagem da luz, no teatro e no vídeo, que exigem linguagens específicas, apesar de se comunicarem entre si. “As necessidades estão levando muitos artistas para o audiovisual. Aquela montagem meramente técnica ficou para trás. Eles aprendem juntos e eu também. Afinal, quem ensina também aprende”, observou Edner Careca.

Segundo os participantes, que acompanharam atentamente os ensinamentos na oficina, foi uma experiência enriquecedora. “A oficina trouxe conhecimentos importantes sobre a partitura da luz. Cada espetáculo exige uma iluminação. O Careca repassa muito bem os conhecimentos, dá exemplos, mostra a prática, tira as dúvidas, ele é uma referência. Falou em iluminação, a gente pensa no Careca, um grande profissional”, afirmou a atriz e produtora cultural, Dinah Ferreira.

Sobre o Careca:

O nome dele é Edner Pimentel, mas, no meio artístico, é conhecido como Careca. Ele começou como assistente de cenotécnica do Teatro Deodoro em 1984. O aprendizado veio da prática e do convívio com o cenotécnico titular Ronaldo Vieira (ainda em exercício), o eletricista Pedro Eufrázio e o saudoso maquinista José Cabral. A partir daí, ele foi se especializando em iluminação cênica. Sete anos depois, passou a atuar definitivamente como iluminador na equipe técnica do palco oficial do estado.

Ao longo da carreira, Careca já participou de milhares de espetáculos. Entre os momentos marcantes, ele destaca encontros com equipes de grandes nomes do cenário nacional como, nas artes cênicas Fernanda Montenegro, Eva Wilma, Paulo José, Antônio Fagundes, Paulo Autran, Clarice Neskier, Armazém Cia de Teatro; na dança Denise Stoklos, Débora Colcker, Cisne Negro, Ballet Guaíra; no humor Dercy Gonçalves, Chico Anísio, Juca Chaves, Tom Cavalcante; na música Geraldo Azevedo, Xangai, Arnaldo Antunes, Vanessa da Matta, Chico César, entre muitos outros.

Careca é uma referência quando o assunto é iluminação cênica em Alagoas e tem sido o nome mais procurado no cenário local para elaboração de planos de iluminação. Destacamos como exemplos mais recentes os shows de Wilma Miranda, Mar de Vazão, em seus 50 anos de Carreira; Programa Jazz Panorama ao Vivo, do Clube do Jazz de Maceió, com recente participação do Duofel; Orquestra Filarmônica de Alagoas; Tributo a Janis Joplin, de Myrna Araújo; criou, produziu e executou o plano de luz do espetáculo Finados e Desafinados. Em 2019, Careca esteve na equipe técnica de espetáculos da 20ª edição do Teatro Deodoro é o Maior Barato, como o show Nú, de Júnior Almeida; 50 anos de música, Concerto de Choro, de Zailton Sarmento; e o espetáculo de dança Apelo, do Grupo de Dança Noemi Loureiro. No 15º Quinta no Arena, ele iluminou o show Guitarra Alagoana, de Bruno Palagani e Pedro Salvador; Yoga Sounds, de Gama Júnior e Docho Manta; o show homônimo de Lucy Muritiba; e Vem, 23 anos de Carla Araújo, entre outros.

Careca também tem experiência com iluminação de audiovisuais. Criou, montou e executou a luz de videoclipes de produções locais e nacionais como Print, do paulista Edgar (2019); O Amor Que Eu Sonhei, de Thiago PAD (2019); Lar, de Wado (2015); e Rumos e Rumores, de Vitor Pirralho e Ney Matogrosso (2019). Na televisão, Careca executou a luz do programa Arte Cultura. No cinema, Careca participou da concepção de luz, como gaff, com a Panan Filmes, de curtas como Alano (2019), Farpa (2016), Ontem à Noite (2015), entre muitos outros. Experiências que serão compartilhadas na oficina. Mais recente, em 2020, ele foi responsável pela iluminação nos projetos audiovisuais da Diteal, como a edição especial do Teatro Deodoro é o Maior Barato, 110 anos do Teatro Deodoro e, em 2021, a comemoração do Dia Alagoano do Teatro.