Geral

Segurança sanitária no retorno às aulas presenciais é tema de encontro com gestores escolares

19/07/2021
Segurança sanitária no retorno às aulas presenciais é tema de encontro com gestores escolares

Fotos: Pablício Vieira/Ascom Arapiraca

A sala de aula faz falta para alunos e professores e, dentre os principais objetivos da Prefeitura de Arapiraca, retomar às aulas presenciais é um dos mais prioritários.

Na manhã desta segunda-feira (19), técnicos da Secretaria Municipal de Educação e Esporte, gestores escolares, Ministério Público Estadual (MPE/AL) e Conselho Municipal de Educação se juntaram para debater a segurança sanitária no retorno às aulas. O encontro aconteceu no Planetário e Casa de Ciência de Arapiraca, localizado na Orla da Perucaba, bairro Zélia Barbosa Rocha.

De acordo com a secretária Ivana Carla, nos últimos sete meses, a Prefeitura de Arapiraca não tem medido esforços para poder retomar o funcionamento normal das Escolas Municipais e Centros de Educação Infantil.

“Nosso maior sonho no momento é fazer com que os alunos voltem a usufruir de toda a estrutura que a Educação de Arapiraca pode oferecer. E esse sonho está muito perto de ser realizado. De janeiro para cá estamos organizando tudo para poder reabrir às escolas para receber nossos alunos, mas prezando sempre pela segurança de todos”, explicou ela.

O encontro contou com a participação da técnica da Vigilância Sanitária de Arapiraca, enfermeira Ana Layse, que orientou os gestores escolares sobre o protocolo de segurança sanitária e higienização dos espaços escolares.

A Promotora da Infância e Adolescência, Viviane Farias, também participou do encontro para tratar sobre a importância da retomada às aulas presenciais e sobre as consequências negativas da pandemia para as crianças, principalmente com o aumento do número de casos de violência sexual.

O encontro realizado nesta manhã faz parte do Programa Inova +, que tem o objetivo fortalecer e desenvolver a Educação de Arapiraca, pensando em todas as áreas, desde a infraestrutura dos ambientes educacionais ao modelo pedagógico implantado.

No final da manhã, o prefeito Luciano Barbosa esteve presente e conversou com os presentes e destacou a importância do encontro para o desenvolvimento de toda a rede de ensino.

“É muito importante esse encontro para que possamos unir todos os esforços e minimizarmos ao máximo os impactos da pandemia da Covid-19 na Educação”, afirmou o prefeito.

O gestor arapiraquense aproveitou o momento para anunciar a liberação de recursos para a manutenção de todas as unidades de ensino e creches do município.

“A descentralização e transferência dos recursos para os caixas escolares dá mais autonomia, fortalece o controle social e ajuda a fomentar o comércio local com a aquisição de materiais e compra de alimentos”, acrescentou.

Como critério, os recursos financeiros serão repassados de forma proporcional, de acordo com a quantidade de alunos matriculados em cada unidade de ensino.

“Também vamos descentralizar a implantação da internet, além de construirmos mais escolas e centros de educação infantil em Arapiraca, porque o aluno é a nossa prioridade número um”, completou Luciano.