Alagoas

Primeira migração feita pelo ITEC de sites do Governo de Alagoas para novo padrão será concluída nesta sexta-feira (30)

29/07/2021
Primeira migração feita pelo ITEC de sites do Governo de Alagoas para novo padrão será concluída nesta sexta-feira (30)

Foto: Ascom Itec

O Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec) iniciou a migração dos sites governamentais para o novo padrão apresentado este mês pela Secretaria de Comunicação (Secom) para o portal do Governo de Alagoas. O primeiro a receber o novo layout foi o da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), que estará no ar nesta sexta-feira (30).

A nova modalidade de execução de tarefas, com todo o procedimento feito de forma remota em razão da pandemia, fluiu sem dificuldades e o trabalho da Fábrica de Sítios do Itec foi entregue com êxito.

“Foi muito gratificante trabalhar com a equipe Seades nessa, digamos, nova rotina de trabalho e percepção das coisas. Tudo feito à distância, mas a simbiose das equipes foi fundamental. Estamos trabalhando para que em breve todos os sites governamentais já estejam no novo padrão” explicou Meuzent Galvão, web design da Fábrica de Sítios do Itec.

É natural que existam algumas dificuldades técnicas de migração de uma versão da plataforma para outra e imediatamente sanadas pela equipe de Fábrica de Sítios, porém o trabalho chegou na fase de finalização, deixando a equipe Seades satisfeita.

“A parceria com a Fábrica de Sítios foi muito proveitosa. Conseguimos construir o novo site da Seades em um diálogo permanente com a equipe do Itec, que sempre se mostrou disponível e solícita. Já fazia algum tempo que queríamos mudar a plataforma e deixar a página da Seades mais dinâmica e interativa. O resultado ficou muito bom e, acredito, irá atender bem às demandas do nosso público. Em breve, a nova página já estará disponível” disse Karina Lima Moraes, assessora de comunicação da Seades.

Para a migração dos novos sites é necessário que o órgão ou secretaria abra processo com a solicitação. Em seguida, o Itec irá agendar uma reunião via app Meet e apresentar tudo. Depois, o Itec irá criar uma planilha na plataforma Google Docs e compartilhará com a equipe do órgão para que ela colabore na reorganização do site; será criado um grupo em aplicativo de mensagem instantânea exclusivamente para discutir o andamento; serão realizadas reuniões eventuais com compartilhamento de tela para apresentar layout, tirar dúvidas e mostrar como a equipe do órgão pode colaborar na planilha; treinamentos online serão feitos para inserção de conteúdo.

A equipe da Fábrica de Sítios do Itec tem uma agenda de reunião fixa semanal (toda terça-feira), mas sempre que preciso, são realizadas reuniões curtas através de um aplicativo chamado Discord, que se tornou um aliado importante no processo.